Biografia

Por Fernando Rebouças
A Biografia é um gênero literário, cujo termo é derivado de “bio” que significa vida, e “grafia” que significa escrever ou descrever. É um gênero que objetiva descrever a vida de uma pessoa notável, em vários setores da sociedade.

Ao descrever e relatar sobre os acontecimentos da vida de uma pessoa, segue os parâmetros temporais da pessoa no presente, passado e futuro. A personalidade que tem a sua vida descrita numa biografia é conhecido como biografado.

O biografado tem exposto o seu nome, data e local de nascimento e moradia, naturalidade. Além da filiação, profissão, período mais importante em sua vida pessoal e profissional e premiações.

A biografia é escrita pelo biógrafo que levanta os dados através de pesquisas sobre documentos, cartas, testemunhas e do próprio biografado. A autobiografia é escrita pelo próprio biografado.

A autobiografia é resultado do levantamento das memórias de sua própria vida e atuação no meio profissional e social. A autobiografia abrange confissões, memórias e cartas.

Na indústria literária, nos últimos anos, cresceu o interesse por livros que abordam a respeito de celebridades do mundo da moda, artes, fama e também na área científica. Algumas obras , mesmo sendo autobiográficas, são escritas por um escritor ou jornalista contratado conhecido como “ghostwriter”.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Biografia
http://www2.fcsh.unl.pt/edtl/verbetes/B/biografia.htm