África do Sul

Por Fernando Rebouças

Pais meridional do continente africano, banhado pelos oceanos Atlântico e Índico. Possui fronteira com Namíbia, Botswana, Zimbábue, Moçambique e Suazilândia. A África do Sul possui três capitais, Pretória (capital administrativa), Cidade do Cabo (capital legislativa) e Bloemfontein (capital judicial).

O pais fora descoberto em 1485, por Diogo Cão , e em 1488 por Bartolomeu Dias. No século XVII, inicia-se uma colonização permanente.

Possui onze línguas oficiais, sendo o inglês a língua principal. A população possui características culturais diversas, 79, 6 % é negra, mas não homogênea, pois está repartida em grupos e línguas diferentes.

Em 2007, a população era de 47,9 milhões de pessoas. De 1948 e 1990, o pais viveu sob o regime do apartheid, pelo qual era mantida a discriminação racial que garantia a dominação da minoria branca do pais.

O apartheid deixou de vigorar a partir do governo de F.W. de Klerk, que libertou Nelson Mandela, líder da ANC. Como primeiro negro a alcançar o poder no pais, Nelson Mandela eleito presidente da África do Sul em 1994, nas primeiras eleições democráticas.

O governo sul-africano é regido por um sistema parlamentar, onde o presidente pode exercer ao mesmo tempo o cargo de chefe de estado e chefe de governo. Cidade do Cabo é a capital legislativa, Pretória assume a importância administrativa e Blomfontein é a capital do poder judiciário.