Alpes

Licenciada em Geografia (UFG, 2003)

Os Alpes, também chamados de Maciços Alpinos, são uma cordilheira (conjunto de montanhas) localizada no continente europeu. Possui uma extensão aproximada de 1.200 km, e entre 50 e 300 km de largura. É a maior cadeia de montanhas da Europa e possui grande significado histórico, cultural e econômico para a os países que a abrigam.

Localização

Os Alpes estão situados na porção centro-norte do continente europeu, nos territórios da França, Suíça, Itália, Áustria, Alemanha, Liechtenstein e Eslovênia – também está presente em Mônaco. O pico mais alto – ponto culminante - conhecido como Mont Blanc, tem 4808 metros de altitude e está situado na França, próximo à fronteira com a Itália (pode ser visto na foto abaixo, o pico mais distante à direita).

Para fins de estudo a cordilheira alpina, em geral é dividida em:

  • Alpes orientais
  • Alpes centrais
  • Alpes ocidentais

Alpes suíços. Foto tirada a uma altitude de 3.883 m. Foto: "Devil Dancer" / via Wikimedia Commons / CC-BY 3.0

Formação e estrutura geológica

Os alpes são essencialmente constituídos por uma estrutura geológica conhecida como dobramentos modernos. São estruturas formadas na era Cenozoica que apresentam as mais elevadas altitudes do relevo mundial.

A cordilheira alpina surgiu da colisão do continente africano com as placas tectônicas europeias. O continente da Eurásia (Europa e Ásia formam uma única massa continental) foi “empurrado” para baixo das placas do continente africano. Desse encontro ergueram-se grandes massas rochosas que formaram a cadeia de montanhas dos Alpes.

Clima e hidrografia dos Alpes

O clima dos Alpes, obviamente influenciado pelas altitudes elevadas e pela localização no globo (latitude), possui na maior parte do ano baixas temperaturas. As precipitações (em forma de chuva ou neve) são mais intensas que no restante do continente europeu. As montanhas alpinas são os captadores de chuva da Europa. Elas formam uma extensa barreira às massas de ar que vêm do Atlântico e Mediterrâneo. Como um “paredão” que obriga a umidade a ficar retida.

Esta umidade, nos meses de outono e inverno, fica acumulada nos topos e nas geleiras em forma de gelo e neve. Quando a primavera e o verão – e consequentemente o aumento das temperaturas - chegam, o gelo derretido corre pelos vales e rios e abastece os lagos e cursos d’água. São as esperadas e importantes cheias do verão alpino. Em muitos locais, é apenas com o suprimento dessas cheias, que atividades econômicas como agricultura e turismo se desenvolvem.

Turismo nos Alpes

Paisagem nos Alpes Suíços. Foto: r Boris-B / Shutterstock.com

A região dos Alpes são uma das atrações turísticas mais populares da Europa, chegando a uma média de 50 milhões de visitantes por ano, com destaque para a porção que se encontra em território suíço. Os picos elevados e a paisagem montanhosa são procurados para a prática de esportes radicais como esqui e snowboard, especialmente no inverno. Entretanto durante o verão, os Alpes também são significativamente frequentados por turistas em busca de atividades como caminhadas, ciclismo e alpinismo (montanhismo).

O aquecimento global e os Alpes

Nas últimas décadas, tem havido, por parte de pesquisadores e ambientalistas uma preocupação quanto à influência do aquecimento global na dinâmica das geleiras alpinas. Estudos apontam que as geleiras tem perdido gradativamente grande parte de seu volume. O derretimento permanente ocorreu especialmente a partir de 1980, quando o degelo intenso pode até ser percebido em intervalo de poucos dias. Alguns cientistas preveem a possibilidade de que em poucas décadas, o gelo alpino desapareça quase totalmente o que pode ocasionar impactos sobre os habitats ribeirinhos da região de uma forma geral, incluindo a fauna e a flora.

Bibliografia:

https://global.britannica.com/place/Alps

https://www.steinmann.uni-bonn.de/arbeitsgruppen/strukturgeologie/lehre/wissen-gratis/geology-of-the-alps-part-1-general-remarks-austroalpine-nappes.

http://pt.calameo.com/read/000596729a16ac469613f

https://www.mountain-forecast.com/peaks/Piz-Bernina/forecasts/4049

http://www.wikiwand.com/pt/Alpes#/cite_ref-8

Arquivado em: Europa, Geologia