América Anglo-Saxônica

Por Fernando Rebouças
A América Anglo-Saxônica é formado por países situados nas Américas e que possuem o idioma inglês como oficial e traços culturais e históricos  provenientes do Reino Unido. Os países que formam esse bloco são Estados Unidos, Canadá, Belize, Guiana e algumas ilhas caribenhas.

Alguns geógrafos e pesquisadores não aceitam a inclusão de países da América do Sul e Caribe como países anglo-saxônicos, somente os EUA e Canadá por terem um elo mais enraizado com a influência cultural inglesa.

Numa visão geral, a América é , culturalmente, compreendida em América Latina (espanhola, portuguesa e francesa) e América Anglo-Saxônica (cuja língua deriva do anglo-saxão). Os países anglo-saxões foram colonizados pela Inglaterra , cuja religião predominante foi a protestante e a ascendência étnica, europeia, mas com a inserção da afrodescendência  por meio da escravidão aplicada nesses países.

Os maiores países anglo-saxões das Américas são os EUA e o Canadá, considerando os aspectos de extensão territorial, economia e estrutura política. Nesses dois países, em nível de aspectos físico-naturais, o clima temperado continental e oceânico, estando o Canadá nos limites entre o polar e o subpolar.

A vegetação predominante é a floresta temperada já muito devastada, com ocorrência de florestas boreais e tundra no norte do Canadá; e pradaria, pântanos e desertos nas planícies centrais e no sul do continente norte-americano.

Em nível político, os EUA, tradicionalmente, interfere e intermedia conflitos e questões diplomáticas internacionais para garantir o seu interesse e o interesse de parcerias econômicas.

A partir do século, os EUA conseguiram fortalecer suas bases econômicas e financeiras, sendo o país mais produtivo e rico do mundo, apesar da crise econômica sofrida pelo país a partir de 2008, os EUA ainda possuem estruturas econômicas significativas, representadas pelos seus investimentos no mundo, empresas transnacionais, fortes parques industriais e centros de tecnologia.

No Canadá, muitas empresas dependem de parcerias com as norte-americanas, predomina no país indústrias do setor automotivo, alimentos e aeronáutico.

Fontes:
http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/geografia/america-anglo-saxonica-politica-economia-meio-ambiente-resumo-dicas-questao-comentada-600621.shtml
http://pt.wikipedia.org/wiki/Am%C3%A9rica_Anglo-Sax%C3%B4nica