Censo Demográfico

Por Fernando Rebouças
O censo demográfico é uma pesquisa em grande escala cujo objetivo é captar a maior quantidade possível de informação sobre determinada sociedade , região e setor econômico, tendo sua origem na China. No ano 2238, o primeiro dado estatístico ocorreu a partir das ordens do imperador chinês Yao, para o estudo da população e lavouras do país naqueles tempos.

Outros povos como os egípcios, gregos e romanos também desenvolveram censos antes do nascimento de Cristo. Na América Pré-Colombiana , o povo inca utilizava um sistema numérico que colhia dados da população.

A palavra censo é proveniente do latim “census”. Os dados obtidos no censo serve como base de dados para planejamento e ações das administrações públicas, detectando qual região, bairro , setor da economia, e classe social mais necessita de ações do governo.

Também é utilizado por ONG´s, universidades , centro de estudos, empresas e profissionais liberais para análises, ensino e planejamento de mercado. No Brasil, os dados do censo não eram precisos até o ano de 1872.

O primeiro regulamento censitário em nosso país surgiu em 1846; a partir de 1870, passou a vigorar em todo território nacional. A partir de 1930, com a criação do IBGE no fim da década, o censo passou a ter um caráter mais dinâmico e preciso.