Clima da América do Norte

Mestrado em Geografia (UFSC, 2015)
Graduação em Geografia (UFSC, 2012)

A América do Norte possui territórios entre a Linha do Equador e o Círculo Polar Ártico. Sua grande extensão e relevo acidentado geram diferentes formações climáticas. A posição latitudinal (no sentido sul-norte) e o relevo, principais agentes formadores de clima, exercem influência na incidência de radiação solar e temperatura, respectivamente. Outros fatores importantes para a formação dos climas são a proximidade de grandes massas de água e de correntes marítimas, que influenciam áreas mais próximas aos oceanos. Os climas da América do Norte dividem-se em: polar, temperado, subtropical, tropical e desértico.

Na extremidade boreal do subcontinente, onde há territórios situados para além do Círculo Polar Ártico, predomina o clima polar. Com invernos longos e rigorosos intercalados por verões curtos e brandos, o clima polar possui temperaturas médias de -30°C, podendo chegar a 4°C no verão. Devido às baixíssimas temperaturas, o índice de evaporação é insignificante, causando poucas chuvas. A principal precipitação é a neve, que atinge até 150 milímetros por ano.

O clima subpolar ocupa as porções centrais e ao sul do Canadá, salvo as áreas próximas aos oceanos, e apresenta duas estações: um inverno frio (mínimas de -15°C) e seco e verões brandos (máximas de 5°C), com alguma precipitação chuvosa – mas, ainda assim, considerado seco.

O clima temperado na América do Norte é dividido em quatro subgrupos. O temperado continental ocupa a parte sul do Canadá, parte do Alasca e centro norte dos Estados Unidos, exceto áreas próximas aos oceanos e áreas montanhosas. Apresenta verões quentes (máximas de 20°C) e úmidos, invernos frios (mínimas de -5°C) e secos, sendo outono e primavera estações de transição.

O clima temperado marítimo é encontrado no oeste dos EUA, mais próximo aos oceanos. Esse clima sofre uma influência mais direta da regulação térmica dos mares, tendo uma amplitude térmica menor, com verões frescos (máximas de 15°C) e invernos frios (mínimas de 5°C). Possui as quatro estações bem definidas e uma elevada média pluviométrica distribuída por todo o ano.

O clima mediterrâneo é encontrado no oeste dos EUA e possui as quatro estações bem definidas, com invernos amenos (mínimas de 10°C) e verões quentes (máximas de 25°C). As chuvas se concentram no outono e inverno, enquanto o verão e a primavera são secos.

O clima de altitude é observado no alto das Montanhas Rochosas, EUA, e na Sierra Madre, porção central do México, apresentando pouca variação térmica entre verão e inverno, sendo frio durante todo ano com temperatura média de 0°C e chuvas bem distribuídas.

No sudeste dos EUA o clima possui as características típicas de subtropical úmido. Esse clima, na América do Norte, é conhecido por ter verões quentes (máximas de 27°C) e invernos brandos (mínimas de 4°C). A umidade é presente o ano todo, apesar de o verão ser mais úmido que o inverno, não só pela posição latitudinal, mas também pela influência da corrente marítima quente do golfo do México.

A fronteira entre México e Estados Unidos é dominada pelo clima árido, onde encontramos climas desérticos e semiáridos. Os desertos norte americanos podem ser divididos em duas classificações: tropical quente e de latitudes médias. O tropical quente se caracteriza por altas temperaturas, chegando a 50°C, e raras precipitações, que ocorrem normalmente no período do inverno. O deserto de latitudes médias demonstra temperatura média anual mais baixa (14°C) e baixo índice pluviométrico. O semiárido norte americano possui invernos brandos (mínimas de 10°C) e verões quentes (máximas de 27°C), com pluviometria entre 100 e 300 milímetros anuais. No sul do México e sul da Flórida (EUA) encontramos o clima tropical que tem média anual elevada (30°C) e alto índice pluviométrico.

Fontes:

https://books.google.com.br/books?id=kWA_P09nLa8C&pg=PA291&lpg=PA291&dq=clima+subtropical+estados+unidos&source=bl&ots=1STWNBM4zR&sig=4Scp6VNPeEm7vs2ciXtmk4tm8FE&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjJiYmFlJTOAhXKjJAKHS9RDyM4ChDoAQg0MAQ#v=onepage&q=clima%20subtropical%20estados%20unidos&f=false

http://www.geografia7.com/climas-frios.html

Arquivado em: América, Clima