Funções da Atmosfera

Por Leopoldo Toffoli
A atmosfera é uma camada que envolve a Terra, e apresenta uma espessura que ultrapassa 2000 km, apesar de 97% dos gases concentrarem-se entre os primeiros 30 km. Os limites superiores podem chegar a 10000 km.
A atmosfera é constituída por diversos gases, entre eles, o nitrogênio e o oxigênio constituem 99% dos gases.

Filtro

Uma das funções dos gases da atmosfera é a de impedir a passagem dos raios solares. Esses gases impedem cerca de dois terços das radiações solares, fazendo com que os raios em excesso e nocivos não cheguem à superfície terrestre, assim como conseqüência permita a vida no nosso planeta.

Proteção

No espaço há muitos fragmentos de astros que se desintegram, e constantemente os planetas são atingidos por esses fragmentos, a atmosfera é responsável por não deixar que eles cheguem até a superfície.

Conservação

Dentre as funções da atmosfera, a conservação é muito importante, pois ela é responsável por permitir a vida durante a noite. Todo o calor incidido no planeta durante o dia é conservado pela atmosfera, para que durante a noite o planeta continue aquecido.

Efeito Estufa

O efeito estufa pode ser dito como a principal função da atmosfera para haver qualquer tipo de vida que se conhece em nosso planeta. O efeito estufa é o nome dado à capacidade que a atmosfera tem de manter as temperaturas estáveis em nosso planeta. Sem este efeito as temperaturas teriam amplitudes térmicas enormes diárias e assim não haveria o desenvolvimento de qualquer tipo de vida em nosso planeta.

O efeito estufa é muito importante, embora a sociedade tenha algum tipo de preconceito com este efeito por confundirem ele com o aquecimento global, que é um fenômeno que ocorre um aumento continuo e a longo prazo da temperatura atmosférica mundial.

Essas são as principais funções da atmosfera, mas ela possui outras como as de reflexão e de difusão.

Fontes
Apostila positivo, Extensivo e Terceirão – 03 - Diurno