Geografia da Bélgica

Por Fernando Rebouças
A Bélgica está situada na Europa Ocidental, possui fronteira com a França, Holanda, Luxemburgo e Alemanha. O seu território é de 30.528 km². A capital do país é Bruxelas, sendo dividido em 10 províncias e três regiões.

Mapa da Bélgica.

Mapa da Bélgica.

A região do país possui três regiões distintas: planície costeira (no noroeste), o planalto central e as elevações das Ardenas (no sudeste).

A planície costeira apresenta dunas e polders (areias de terra inferior ao nível do mar) No interior do pais, está situado o planalto central, possui poucas áreas acidentadas, com vales e cursos d´agua.

Na questão morfológica, a Bélgica apresenta duas grandes zonas que se diferenciam. No norte e no oeste do alinhamento formado pelos rios Mosa e Sambre, há uma região de planície, que sofre variações, no litoral, de curtas elevações de dunas. Nessas dunas que protegem a costa, estende-se, numa  faixa quarenta quilômetros, a planície de Flandres Marítima, situada quase ao nível do mar.

No rio Escalda, na direção sul e leste, a planície de Flandres apresenta elevação, no interior, avança uma zona de baixos planaltos. Na região de Condroz, o terreno se eleva consideravelmente e constitui, no sudeste do país, a região conhecida como Ardenas, que em alguns pontos ultrapassa 600m de altitude. No extremo sul fica a Lorena Belga.

A Ardenas é mais acidentada, sendo um planalto florestado, com rochas e destinado para a agricultura. As Ardenas se estendem até o nordeste da França. Nesta região incide maior parte da fauna e flora do país.

O Signal de Botrange é ponto mais elevado do país, com 694 metros de altura, situado nas Ardenas.

Scheldt e Meuse são os principais rios belgas, e mantêm a properidade das cidades de Tournai, Gante, Antuérpia, Bruges, Liège e Namur. Na Bélgica quase todo o território do país está em na bacia de dois grandes rios que passam pela França, Bélgica e desembocam no território holandês.

O rio Escalda passa pela planície de Flandres paralelamente à costa, na direção de Antuérpia, um dos maiores portos da Europa; e o Mosa, que atravessa as Ardenas num vale encaixado, recebendo as águas da parte sudeste do território belga antes de penetrar nos Países Baixos. Alguns de seus afluentes são navegáveis e, juntamente com a densa rede de canais da planície, somam mais de 1.500km de vias interiores navegáveis no reduzido território belga.

O clima do país é temperado com muita chuva. No verão, as temperaturas são de 25 °C a 32°C; e no inverno de -12°C a 7°C.

Fontes:
http://europa.eu/abc/maps/members/belgium_pt.htm
http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1694u308.jhtm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Geografia_da_Bélgica