Geografia da Bulgária

Por Fernando Rebouças
A Bulgária possui um território de 110.994 km², dividida em 28 regiões que possuem municipalidades. O nome do país é República da Bulgária, com governo parlamentarista. Faz fronteira ao norte com a Romênia, ao sul com a Turquia e Grécia, a oeste com a Macedônia e Sérvia.

Mapa da Bulgária

Mapa da Bulgária

Além da capital Sófia, as principais cidades são Plovdiv, Varna, Burgas e Ruse. Há principais regiões são Trácia, Moésia e Macedônia.

O país é atravessado pela cordilheira dos Balcãs, o sudoeste é compreendido por montanhas, além do ponto mais elevado da península Balcânica, o ponto Musala, que possui 2.925 metros.

Os rios que atravessam o país são o Danúbio, o Iskar, Maritsa, Nisava, Struma e Timok.

Na Bulgária há ainda planícies e colinas na costa do mar Negro e na margem de rios. O relevo do país é dominado por duas cadeias montanhosas. No sul, há os Antibalcãs com montanhas que fazem fronteira com a antiga Iugoslávia e Grécia. Ao norte dos Balcãs, o terreno é mais baixo e decliva para as margens do Danúbio.

O clima no país é temperado continental, com invernos rigorosos, nevascas e verões intensos que permite o cultivo de espécies semitropicais. Uma grande parte do território é coberto pelos bosques de coníferas; há no país uma política de reflorestamente em áreas devastadas por guerras e rotação de culturas agrícolas.

Na Bulgária, a fauna é representada por ursos, cervos, lobos e leopardos.

bulgariaNo país há o feriado de Barba Marta , “Vovó Marta” em português. O feriado é uma festividade de boas-vindas à primavera, sendo festejado no dia 1° de março. O termo “Marta” é derivado do termo búlgaro que designa o mês de março : “Mart”.

A comemoração do feriado tem mais de mil anos, crianças e adultos andam pelas ruas com “penduricalhos” vermelhos e brancos, e as árvores são salpicadas de martenitsas.

Barba Marta é uma figura folclórica do país, uma senhora temperamental, nesse dia todos  querem fazê-la feliz, para que Barba Marta leve o inverno embora, trazendo a primavera com saúde, felicidade, prosperidade e fertilidade.

A martnitsa é retirada depois da chegada da primeira cegonha, símbolo da chegada da  primavera, depois a marenitsa é posta num galho de árvore como forma de proporcionar saúde e sorte à planta. A martnitsa pode ter o formato de um pompom ou de um boneco de duas cores, o branco (masculino) e o vermelho (feminino).

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Geografia_da_Bulgária
http://www.suapesquisa.com/paises/bulgaria/
http://www.indexmundi.com/pt/bulgaria/geografia_perfil.html
http://www.lib.utexas.edu/maps/bulgaria.html