Geografia da China

A leste do continente asiático e situado a oeste do oceano pacífico existe um grande país chamado República Popular da China. Sua superfície é de 9.596.960 km², dos quais 9.326.410 km ² são de terra firme e 270.550 km² são de água. Trata-se do terceiro maior país do globo, ficando atrás da Rússia e Canadá. A China conta com mais de 2900 ilhas costeiras, sendo que a maior delas é Taiwan (com área total de 36.000km²) e a segunda maior é Hainan (34.000km²), no mar da China meridional.

A China é o maior país da Ásia Oriental, faz fronteira com o Vietnã, Laos, Mianmar, Índia, Nepal e Paquistão (sul), Afeganistão, Tadjiquistão, Kirgistão, Kazaquistão (oeste), Rússia e Mongólia (norte) e Coréia do Norte e Oceano Pacífico (leste). Pra ter uma idéia do tamanho deste país é preciso lembrar que desde o extremo oriental (província de Heilongjiang) até o extremo ocidental (em Xinjiang) há uma faixa de terra de 5200 km. Do extremo setentrional (também em Heilongjiang) até o meridional (Ilhas Nansha) a distância é de 5500 km.


Mapa da China

A superfície da China está formada por uma série de níveis descendentes desde o oeste, onde está localizada a planície de Qinghai-Tibet, com uma altitude média de 4000m, passando pelas planícies da Mongólia, a de Loess, as de Yunnan e Guizhou (entre 1000 e 2000 m de altitude), para acabar nas planícies do nordeste e do curso médio e inferior do rio Yangtzé com uma elevação entre 1000 e 500 m sobre o nível do mar. Aproximadamente 65% do território chinês estão ocupados por montanhas, planícies e colinas, lá existem 5 cordilheiras principais (dentre as quais a do Himalaya). 7 montanhas chinesas ultrapassam os 8000 m de altitude (dentre elas o Monte Everest, montanha mais alta do mundo com 8850 m).

Devido a sua extensão territorial, a China apresenta uma grande variedade de paisagens e zonas climáticas. No este, ao longo da costa do mar Amarelo, há planícies aluviais densamente povoadas. A zona costeira do mar da China meridional é mais montanhosa e no sul prevalecem as colinas e as pequenas cordilheiras. Na zona central do país estão os deltas dos maiores rios: o amarelo e o Yangtzé. No oeste predominam as grandes cordilheiras e os planaltos onde são encontrados desertos como o de Gobi e o Tekla-Makan, onde as tormentas de areia são comuns e chegam a atingir a Coréia do Norte e o Japão.

Arquivado em: China, Geografia