Geografia da França

Por Fernando Rebouças
A França está situada na Europa ocidental e faz fronteira com Andorra, Bélgica, Alemanha, Itália, Luxemburgo, Mônaco, Espanha e Suíça.  A área total da França é de 543.965 km², dividida em 22 regiões e 96 departamentos.

Mapa da França.

Mapa da França.

A língua oficial é o francês falada por uma população de mais de 60 milhões de pessoas. A capital é Paris e a moeda é o euro.

A paisagem no território francês é variada, há planícies costeiras do norte e do oeste, com litorais no mar do Norte e no Oceano Atlântico, em direção às cadeias montanhosas do sul do país, no sul estão situados os Pirenéus e, no sudeste, os Alpes. Na França, há o monte Branco com 4.810 metros de altura.

As principais bacias hidrográficas são as do rio Loire, do rio Ródano, do rio Garonne e do rio Sena.

Ao leste do país há o maciço dos Vosgues. O termo “Vosges” provém do alemão “Vogesen”, e batiza uma cadeia de montanhas na Europa centro-ocidental. Essa cadeia se estende ao longo da margem oeste do vale do Reno em uma direção nor-nordeste, da Basiléia a Mainz, cuja distância é de 250 km.

O ponto mais alto dos Vosgues é o Grand Ballon, de 1424 metros. O Grand Ballon possui erosão arredondada nos pontos mais elevados, por isso recebe o nome de “ballon”, que em português significa “balão”.

Do norte ao sudeste há a predominância de extensas regiões de planícies, colinas e bandejas baixas.

Alpes Franceses

Alpes Franceses

Relativo ao clima, no país há quatros tipos de climas distintos, na região oeste (litorânea) incide o clima temperado, a região de Brest é um exemplo da ocorrência de  invernos suaves, verões frescos e alto índice pluviométrico. No interior da França, o clima é continental, os verões são quentes e os invernos rigorosos com baixa incidência de chuvas.

Nas áreas mais elevadas, ocorre o clima montanhoso, onde o inverno é mais longo e frio. Há grande precipitação de neve. No sul francês, o clima é mediterrâneo, com verões secos e quentes, com poucas chuvas durante o ano, enquanto que o inverno é menos frio do que nas montanhas.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Geografia_da_França
http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1694u343.jhtm
http://www.voyagesphotosmanu.com/geografia_franca.html
http://www.sprachcaffe-frankreich.com/portugues/clim.html