Geografia da Jamaica

Por Fernando Rebouças
A Jamaica está localizada ao sul de Cuba, o seu território é de 10.991 Km², formado pela ilha da Jamaica e duas ilhotas. A capital do país é a cidade de Kingston, a língua oficial é o inglês.

O país possui 14 províncias: Clarendon, Hanover, Kingston, Manchester, Portland, Saint Andrew, Saint Ann, Saint Catherine, Saint Elizabeth, Saint James, Saint Mary, Saint Thomas, Trelawny e Westmoreland.

jamaica1

Mapa da Jamaica

O arquipélago faz parte das Grandes Antilhas, no Mar do Caribe. A região da Jamaica é formada por picos emersos de montanhas submarinas. O país possui rios importantes, como o Wag Water e o  Black River.

O relevo jamaicano é composto por montanhas baixas e planaltos, a flora é composta por florestas tropicais e vegetação rasteira nas praias. No interior, há muitas montanhas cercadas por áreas costeiras baixa, metade da área do país está há 300 metros acima do nível do mar. Entre as planícies mais importantes, está as de Liguanea, Rio Cobre e Saint Dorothy.

O clima no país é tropical, com temperaturas que variam entre 25°C e 38°C durante todo o ano. De janeiro a maio, predomina a estação da seca; de junho a dezembro, a estação de chuva.

O país é um estado independente, faz parte da Comunidade Britânica das Nações. Em sua fauna destacam-se espécies como o coelho mangusto, o morcego, o crocodilo e as mais de 200 espécies de aves, sendo 25 espécies endêmicas.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jamaica
http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1694u121.jhtm
http://www.emdiv.com.br/pt/mundo/asmaravilhas/1922-jamaica-geografia-economia-e-cultura.html