Geografia de Goiás

Por Thais Pacievitch
O estado de Goiás está localizado na região centro-oeste do Brasil. É o estado mais populoso dessa região. Seus limites são os seguintes: Tocantins (Norte); Minas Gerais (Sul e Leste); Mato Grosso (Oeste); Bahia (Nordeste); Mato Grosso do Sul (Sudoeste) e o Distrito Federal. A extensão territorial de Goiás é de 340.086,698 Km², divididos em 246 municípios. A capital do estado é Goiânia, segunda cidade mais populosa da região centro-oeste.

Localizado no Planalto Central brasileiro, o estado de Goiás tem um relevo bastante variado, com planaltos, chapadas, vales e depressões. Nas regiões sul e leste do estado são encontradas as maiores altitudes, com destaque para a Chapada dos Veadeiros. O pico do Pouso Alto é o ponto mais elevado do estado, com 1784 metros de altitude. No oeste do estado estão concentradas as altitudes mais baixas.

A vegetação predominante no estado de Goiás é o Cerrado, cujas principais características são os grandes arbustos e as árvores esparsas, de galhos retorcidos e raízes profundas. Na região sul do estado são encontradas pequenas faixas de mata Atlântica, principalmente nas margens dos rios e nas serras. Na divisa com o estado do Mato Grosso, a oeste, existe uma pequena área de floresta tropical. No subsolo do Cerrado existe água em abundancia. A fauna do estado é muito rica. São encontradas onças, guarás, tatus, cervos, macacos, tamanduás, pacas, capivaras, antas (nas margens de rios) e emas, seriemas, sendo essas últimas, espécies típicas do Cerrado. Várias dessas espécies estão ameaçadas de extinção, devido ao desmatamento, as queimadas, ao uso de agrotóxico e da caça predatória na região.

O clima do estado é tropical semi-úmido, com temperatura média anual de 23°C. Na estação das chuvas, de outubro a abril, as temperaturas são altas, principalmente nas regiões oeste e norte. Entre setembro e abril, as temperaturas podem chegar a até 39°C. A estação da seca dura de maio a setembro. Entre os meses de maio e julho, as temperaturas podem chegar perto dos 4°C, dependendo da região do estado.

Os rios que cortam o estado pertencem a três bacias hidrográficas: Bacia do São Francisco, Bacia do Tocantins e Bacia do Rio Paraná. Os principais rios do estado são: Aporé, Paranaíba, Araguaia, Corumbá, Maranhão, São Marcos, Paranã e Claro.

As principais cidades do estado, além da capital Goiânia, são:
Luziânia, Cristalina, Valparaíso de Goias, Trindade e Pirenópolis.

Referências:
GOIÁS. Disponível em: http://www.mundi.com.br/Wiki-Goias-702.html Acesso em 12 jan. 2011.
GOIÁS. Disponível em: http://www.brasilrepublica.com/goias.htm Acesso em 12 jan. 2011.
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/go_mapa.htm