Geografia de Portugal

Portugal é uma nação costeira no sudoeste da Europa. Sua zona continental está localizada na península ibérica e faz fronteira somente com uma única nação, a Espanha (ao este e ao norte, ao longo de 1214 km). Ao sul e a oeste, Portugal faz fronteira com o Oceano Atlântico. Portugal também possui territórios nas ilhas atlânticas da Madeira e Açores (cujas formações são de origem vulcânica), que são posições estratégicas ao longo do mar do oeste e se aproxima do estreito de Gibraltar (localizado entre o Mar Mediterrâneo e o Oceano Atlântico). A área total deste país é de 92.391 km², dos quais 91.951 km² são no continente e 440 km² são marítimos. A costa portuguesa possui 943 km de extensão no setor continental e 667 km nas ilhas da Madeira e Açores.

Geografia de Portugal


Mapa de Portugal

Portugal continental está separado em duas partes por seu principal rio: o Tejo. Dentre os maiores rio portugueses, podemos citar o Minho, o Douro e o Guadiana. Outro rio importante é o Mondego que se origina na Serra da Estrela, maior serra portuguesa, cuja altura atinge os 1993 m.

Ao norte, o relevo é montanhoso, no centro do país há planaltos onde é possível o desenvolvimento da agricultura. Em direção ao sul, até o Algarve, existem planícies com um clima mais cálido e seco do que o do norte, que é mais frio e úmido. A estrutura do relevo português abarca três grandes unidades geomorfológicas, que formam parte do relevo peninsular: o maciço antigo, as orlas meridional e ocidental e a depressão do Tejo-Sado. O maciço antigo ocupa 70% do território português, as orlas são terrenos irregulares que abarcam desde a desembocadura do rio Douro à do Sado, e as zonas do Alentejo e do Algarve. A depressão do Tejo-Sado está delimitada pelas bacias inferiores de ambos os rios.


Mapa de Portugal

Existem várias lagoas em Portugal, na Serra da Estrela estão localizadas as lagoas Escura e Comprida, e foram formadas por geleiras antigas. Algumas lagoas têm como origem o oceano ou algum rio, exemplo disso são as lagoas Albufeira e Óbidos. Outras foram originadas entre as dunas (Braças e Vela).

O clima português é classificado como atlântico-mediterrâneo. Trata-se de um clima marítimo influenciado pelo Oceano Atlântico. Em Portugal continental, as temperaturas médias são de 13ºC no norte e 18ºC no sul. Portugal é um dos países europeus mais quentes, a primavera e o verão são ensolarados e as temperaturas mais altas ocorrem entre julho e agosto, oscilam entre 28 e 35ºC. O outono e o inverno são tipicamente chuvosos e com muita ventania. Nas zonas montanhosas do norte, neva, sendo que, na Serra da Estrela, pode nevar intensamente.

Arquivado em: Geografia, Portugal