Geografia de Rondônia

Por Thais Pacievitch
O estado de Rondônia está localizado na região Norte do Brasil. Seus limites são os seguintes: Amazonas (Norte), Bolívia (Sul e Oeste), Mato Grosso (Leste) e Acre (Oeste). A extensão territorial do estado de Rondônia é de 237.576,2 km², divididos em 52 municípios. A capital do estado de Rondônia é Porto Velho.

Rondônia tem um relevo pouco acidentado, sem elevações ou depressões acentuadas. As altitudes variam entre 70 e 500 metros, tendo como referencia o nível do mar. No sul do estado são encontradas as áreas mais acidentadas, com depressões e elevações. Nessa região fica o ponto mais elevado do estado, a Serra dos Pacaás, com 1123 metros de altitude. O norte e noroeste do estado, no vale do rio Madeira, fazem parte da Planície Amazônica, cujas características são as terras baixas e sedimentadas.

A vegetação predominante no estado de Rondônia é a floresta fluvial amazônica. Existe uma área de cerrado, a oeste do estado, que devido à exploração de minérios, vem sendo desmatada.

O clima em Rondônia é equatorial, com médias anuais de temperatura acima de 26°C. Nas regiões de maior altitude as temperaturas são um pouco mais amenas. O índice de precipitações é elevado, sobretudo entre os meses de dezembro a maio.

A hidrografia de Rondônia é formada pelo rio Madeira e seus afluentes, que formam oito bacias: Bacia do Guaporé, Bacia do Mamoré, Bacia do Ji-Paraná, Bacia do Jacy-Paraná, Bacia do Abunã, Bacia do Mutum-Paraná, Bacia do Jamari, e Bacia do Aripuanã. O rio Madeira é o principal afluente do rio Amazonas, com 1700 km de extensão em território brasileiro. O rio Madeira e o rio Amazonas formam uma hidrovia navegável durante o ano todo, ligando Porto Velho a Belém, e servindo como meio de transporte para os produtos produzidos na Zona Franca de Manaus. Os principais rios, além do Madeira são: Ji-Paraná, Guaporé, Mamoré.

As cidades mais importantes do estado, além da capital Porto Velho são: Ji-Paraná, Vilhena, Ariquemes, Guajará-Mirim, Cacoal e Ouro Preto do Oeste.

Referências:

RONDÔNIA. Governo Estadual do estado de Rondônia. Disponível em: <http://www.rondonia.ro.gov.br/conteudo.asp?id=180> Acesso em 13 jan. 2011.

ALMEIDA, Silvana Alves de. Rondônia. Disponível em: <http://www.coladaweb.com/geografia-do-brasil/estados-brasileiros/rondonia> Acesso em 13 jan. 2011.