Geografia de São Paulo

Por Thais Pacievitch
O Estado de São Paulo está localizado no sul da região sudeste do Brasil, faz fronteira com Minas Gerais (norte e nordeste), Rio de janeiro (nordeste), Paraná (sul), Mato Grosso do Sul (oeste) e oceano atlântico (leste). A extensão territorial é de 248.209,4 m². O ponto mais elevado é a Pedra da Mina, localizada na serra da Mantiqueira, sua altitude é de 2797m. Sua densidade demográfica é de 166 hab/km².

Aproximadamente 85% do território paulista está localizado entre 300 e 900 m de altitude. Seu relevo está dividido em Planície Litorânea: pode ser muito estreita, nas proximidades da cidade de Santos e chegando a sua máxima extensão no vale do rio Ribeira do Iguape, onde chega a atingir 60 km. Serra do Mar: situada entre a planície litorânea e o planalto. Desde Santos até a divisa com o Rio de Janeiro forma um paredão que desce quase verticalmente sobre a planície litorânea e, em alguns casos, diretamente sobre o mar. De Santos em direção ao sul do estado, o que se vê são cristas montanhosas e vales estreitos. Planalto Cristalino: é a região sul oriental do planalto paulista, possui topografia regular, mas também cristas montanhosas e colinas, e é nele que estão localizados a serra da Mantiqueira, os maciços da Bocaina e a Pedra da Mina. Planalto Ocidental Paulista: Ocupa aproximadamente a metade da extensão territorial do estado de São Paulo, a altitude deste planalto cai de 700 para 300 m, na medida em que se avança no sentido leste oeste.

O clima varia de acordo com a latitude, exemplo disso, é Campos do Jordão, localizado a 1600 m sobre o nível do mar, pode atingir temperaturas negativas nos dias de inverno. No interior do estado, em cidades feito Ribeirão Preto ou São José do Rio Preto, as temperaturas passam facilmente dos 33°C em dias de verão. Na capital e região metropolitana, o clima é subtropical influenciado pela altitude, mas também alterado pela poluição, ou seja, durante o inverno é comum o fenômeno da inversão térmica: quando a poluição sobe impulsionada pelo ar quente durante o dia e desce próxima ao chão com o ar frio da noite. Normalmente o clima é bem definido durante as estações do ano na maior parte do estado, exceto na serra do mar, onde a estação seca é mito curta.

Os principais rios do Estado de São Paulo são: Piracicaba, Tietê, Paraná, Paranapanema, Grande, Turvo, Pardo, Mogi-guaçu, Jacaré-Pepira, Jacaré-Guaçu e do Peixe.

A vegetação varia de acordo com a região do estado. Perto do mar encontra-se a mata atlântica, as áreas da região central são dominadas pelos cerrados e na região costeira encontram-se restinga, manguezais e dunas.