Geografia do Piauí

Por Thais Pacievitch
O estado do Piauí está localizado na região Nordeste do Brasil, sendo o terceiro maior estado dessa região, com 252.379 km² de extensão territorial, dividido em 224 municípios. Seus limites são os seguintes: Oceano Atlântico (Norte). Bahia (Sul e Sudeste), Pernambuco e Ceará (Leste), Maranhão (Oeste e Noroeste), Tocantins (Sudoeste). A capital do Piauí é Teresina.

O relevo do Piauí é predominantemente regular. Mais de 90% do Piauí situa-se em uma altitude inferior a 600 metros, sendo que destes, mais de 50% tem altitude inferior a 300 metros. No litoral do estado, na região norte, e nas margens do rio Parnaíba são encontradas planícies litorâneas e aluvionares. Os terrenos nessa região são baixos e arenosos. No leste, nas chapadas de Ibiapaba e do Araripe; e ao sul, nas chapadas da Tabatinga e Mangabeira, encontram-se as maiores altitudes do estado, próximas dos 900 metros em relação ao nível do mar.

No Piauí são encontrados alguns tipos de vegetação:

  • Caatinga – Típica do semi-árido, a caatinga é encontrada principalmente nas regiões sul e sudeste do estado. Na caatinga, as árvores têm pequeno porte, são encontrados muitos arbustos, alguns com espinhos, e cactos.
  • Cerrado – Tipo de vegetação encontrada no leste e norte do estado. As principais características do cerrado são os grandes arbustos e as árvores esparsas, de galhos retorcidos e raízes profundas.
  • Mata de Cocais – Os carnaubais e babaçuais, além do buriti entre outras palmeiras são encontrados na área de transição entre a caatinga e uma faixa de floresta muito devastada a oeste do Piauí.
  • Floresta – Estende-se ao longo do Vale do Parnaíba.

A fauna do Piauí varia de acordo com as diferenças climáticas e de vegetação, e corresponde à fauna encontrada no cerrado e na caatinga dos estados vizinhos.

O clima no Piauí é predominantemente tropical. Somente no sudeste do estado, o clima é semi-árido quente. Chove no verão e no inverno é a época das secas. Quanto mais se avança para o interior sudeste do estado, menor é a frequência de chuvas.

Todos os rios do Piauí fazem parte da bacia hidrográfica do rio Parnaíba, no limite do estado com o Maranhão. Os principais rios, além do Parnaíba são: Longá, Poti, Canindé e Gurguéia.  Os outros rios que cortam o estado são temporários, ou seja, secam no inverno.

As principais cidades do estado, além da capital Teresina, são: São Raimundo Nonato, Picos, Piripiri, Parnaíba.

Referência:

DENARDO, Antonio Sérgio. Piauí. Disponível em: http://www.coladaweb.com/geografia-do-brasil/estados-brasileiros/piaui Acesso em 13 jan. 2011.

CONHEÇA O PIAUÍ. Disponível em: http://www.piaui.pi.gov.br/piaui.php?id=1 Acesso em 13 jan. 2011.