Geografia dos Estados Unidos

Por Thais Pacievitch
Os Estados Unidos da América são uma república federal formada por 50 estados agrupados, exceto o arquipélago do Havaí e o Alaska, situado a noroeste do Canadá. Ocupam a parte central do subcontinente norte americano estendendo-se por 4000 km de leste a oeste e 2000 km de sul a norte. Este país de grandes dimensões (o quarto maior do mundo) faz fronteira com o Canadá ao norte, com o Oceano Atlântico a leste, a sudeste com o golfo do México e o Oceano Pacífico a oeste.


Mapa dos Estados Unidos

Os territórios norte americanos compreendem a ilha de Porto Rico, que possui status de estado livre associado, a zona do canal do Panamá, as Ilhas Virgens (no Caribe) e diversas ilhas e ilhotas do pacífico (Guam, Samoa Americana, Midway, Wake, etc.). Sua capital é Washington e está situada no distrito de Columbia.

De este a oeste, há cinco grandes unidades geomorfológicas: a planície litoral atlântica, a cadeia dos Apalaches, a planície central, as Montanhas Rochosas e terras altas do oeste e a cordilheira da costa.

Dadas as dimensões deste país há ali um grande número de paisagens climatobotâncias. O clima polar aparece no norte do Alaska e é o de menor representatividade do país. O clima continental úmido aparece basicamente ao este do rio Mississipi e os montes Apalaches, na metade norte desta região, também podendo ser encontrado em alguns pontos a oeste das Montanhas Rochosas. O clima seco das latitudes médias aparece nas zonas centrais dos Estados Unidos a este do rio Mississipi e em muitas depressões das Montanhas Rochosas. O clima marítimo da costa oeste tem pouca representação, limita-se a uma estreita faixa da costa do Pacífico (desde o norte da Califórnia até a fronteira com o Canadá, e na costa do Alaska). O clima mediterrâneo também aparece numa faixa muito estreita da costa oeste. O clima sub-tropical úmido aparece em todo o sudeste estadunidense, desde a metade sul da costa este até quase a fronteira com o México (por boa parte do golfo do México e penetrando em direção ao interior pelo sul das planícies centrais. O clima subtropical seco está nas imediações do deserto do sul. O clima tropical seco aparece nos vales do sul das Montanhas Rochosas.


Mapa dos Estados Unidos

Em relação à vegetação, nos Estados Unidos encontramos a tundra, que ocorre na costa do Alaska (desde o norte ao sul e acontece numa estreita faixa próxima da costa); o bosque boreal, que se desenvolve em todo o centro do Alaska; o bosque de coníferas, que se desenvolve por todo o este do Mississipi até a costa, desde os Grandes Lagos e descendo muito ao sul graças ao montes Apalaches; o bosque mediterrâneo está localizado numa estreita faixa do centro e do sul da Califórnia; o bosque sub-tropical úmido aparece em volta do golfo do México e na Flórida e vai em direção ao interior ao longo do rio Mississipi; as estepes estão muito desenvolvidas na zona central daquele país desde as Montanhas Rochosas até o rio Mississipi; o deserto ocorre em diversos graus, no interior dos vales baixos da metade sul das Montanhas Rochosas, e ao longo da fronteira com o México; os mangues ocorrem desde a Flórida até a fronteira com o México.