Geografia turística

Por Emerson Santiago
Geografia turística é o nome atribuído a um ramo dos estudos geográficos dedicado a unir os conhecimentos comuns tanto à geografia como à ciência do turismo. Subdivisão da geografia econômica, a geografia turística irá fundamentalmente tratar da utilização dos serviços públicos e privados à disposição do homem em determinado espaço geográfico, bem como a disponibilidade dos diferentes tipos de turismos disponíveis no terreno.

O ponto de convergência fundamental entre as duas matérias encontra-se na definição de geografia, aqui entendida em seu termo mais básico, como estudo dos lugares, diversidade dos espaços terrestres, e consequentemente na definição de turismo, matéria dedicada ao estudo do movimento de pessoas. É na cultura, no fenômeno social, no estudo da relação entre ser humano e natureza, entendidos ambos como personagens dinâmicos que as duas disciplinas irão convergir. É nessa lógica de distribuição terrestre, sempre influenciada pela variável de um conceito temporal, em outras palavras, a análise do tempo e sua influência sobre as mudanças ocorridas no ambiente e em sua respectiva população, que as atividades do homem são proporcionalmente influenciadas pela configuração do terreno.

Vários são os geógrafos que acreditam que os estudos de turismo podem ser a solução para a proteção de espaços locais, ligando o interesse econômico à preservação do meio, sendo justamente um exemplo eficaz do conceito de desenvolvimento sustentável, não esquecendo que o turismo é um fenômeno social complexo e diversificado, de ocorrência relativamente recente, ainda por se explorar em sua plenitude.

Desse modo, vários serão os tópicos cobertos pela matéria, em especial o impacto ambiental da atividade turística, gerenciamento e sociologia do turismo e preservação dos patrimônios histórico-culturais, bem como a economia relacionada a lazer (tanto do ponto de vista do viajante turista como do fornecedor de instalações e serviços turísticos).

Importante é mencionar também que não se deve confundir os termos "geografia do turismo" e "geografia turística". O primeiro termo liga-se ao estudo reflexivo do turismo sob parâmetros delineados pela geografia, mais precisamente a ciência do turismo utilizando a geografia como ferramenta metodológica e reflexiva; o segundo termo concentra-se fundamentalmente em repassar informações descritivas dos espaços físicos, sendo uma união das duas matérias a dar origem a uma terceira.

A geografia turística é estudo útil para a área econômica, em especialmente empresas do setor turístico, gestores da área operacional (agentes de viagem e promotores de vendas), consultores especialistas na formatação de roteiros turísticos, assistentes de marketing, coordenadores e recepcionistas e demais agentes relacionados.

Bibliografia:
http://geografiaeturismo.tripod.com/ - Página Geografia e Turismo - A relação Geografia-Turismo
http://tourgeografia.blogspot.com/ - Blog Geografia Turística - diversos artigos