Metrópole e Megalópole

Por Caroline Faria
Metrópole é um termo que pode designar a cidade principal ou capital de um determinado país ou província, ou ainda, alguma cidade que, por algum motivo, exerce influência (cultural, social, econômica) sobre as demais cidades da região metropolitana. Pode designar, também, de forma oficial, a cidade principal de um conjunto de cidades que encontram-se unidas geograficamente. A esse processo de junção das cidades devido ao crescimento horizontal das mesmas, dá-se o nome de “conurbação”. E à região onde ocorre a conurbação, chama-se de “região metropolitana”.

Megalópole seria o aglomerado (conurbação) de várias metrópoles ou regiões metropolitanas como, por exemplo, a faixa que se estende pela costa norte-americana desde Boston a Washington e compreende Nova York, Filadélfia e Baltimore, constituindo a maior megalópole do mundo.

Ambos os termos se referem a tipos de aglomerações urbanas muito comuns à partir da Revolução Industrial. Mas, muito antes disso, já haviam núcleos urbanos com milhares de pessoas em diversas partes do mundo, como a metrópole maia de Tikal na América Central. E, mais recentemente descoberta, a megalópole de Angkor no Camboja que, segundo as estimativas dos cientistas, pode ter sido o maior aglomerado urbano anterior a Revolução Industrial com mais de 1.000 km².

Mas, como nessa época as populações não contavam com as tecnologias atuais para evitar desastres como a erosão do solo e a escassez hídrica, todas elas desapareceram, embora, uma característica comum de todas elas, tenha sido o desenvolvimento espetacular (para a época) das tecnologias agrícolas.

São Paulo (Brasil) é a terceira maior metrópole do mundo com mais de 10,5 milhões de pessoas em um território de 1.530 km² e vários superlativos como, o maior terminal rodoviário da América Latina (Tietê) e a maior realizadora de eventos da América Latina com 1 evento a cada seis segundos.

Em segundo lugar vem Tóquio (Japão) com aproximadamente 12 milhões habitantes. Localizada em Honshu, a maior ilha do arquipélago japonês, Tóquio é considerada a maior aglomeração urbana do mundo com 10% da população do Japão.

E, em primeiro lugar temos Nova York (EUA), a “Big Apple” como é chamada, com uma população de quase 19 milhões habitantes (metrópole).

Fontes:
http://pessoal.educacional.com.br, http://tecnocientista.info, http://cidadesmundo.home.sapo.pt