Organização Marítima Internacional

Por Fernando Rebouças
A IMO, Organização Marítima Internacional, é uma instituição pertencente à ONU - Organização das Nações Unidas, responsável pelas situações e debates relacionados às questões marítimas no mundo.

A organização foi instituída em 1948, em Genebra, e visa manter um sistema de colaboração entre os governos a respeito de navegação comercial em mares internacionais, manutenção à segurança marítima e navegação. Mais de 160 países são filiados à IMO.

Nos últimos anos, a IMO tem se dedicado À questão da poluição marítima, definindo padrões de melhoria do combustível naval como forma de mitigar a poluição até 2020. O nível de enxofre nos combustíveis deverá diminuir em até 90 %.

O governo dos EUA, em março de 2009, sugeriu a criação de uma zona de proteção que se estenderia em 200 milhas náuticas ao redor das costas do país, onde os navios deveriam, até 2015, utilizar combustíveis limpos.

A medida exigida pela IMO e sugerida pelos EUA, ajudaria a diminuir em até 80 % a emissão de óxido de enxofre no mar. Segundo dados da IMO e da Universidade de Delaware, a poluição proveniente dos navios afeta a saúde de diversas comunidades costeiras em todo mundo.

Fontes
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u570975.shtml
http://pt.wikipedia.org/wiki/Organização_Marítima_Internacional