Pico das Agulhas Negras

Pico das Agulhas Negras. Foto: Iuliia Timofeeva / Shutterstock.com

Pico das Agulhas Negras. Foto: Iuliia Timofeeva / Shutterstock.com

Em seus 2.792,66 metros de altitude, o Pico das Agulhas Negras é considerado o ponto culminante do estado do Rio de Janeiro e o sexto pico mais alto do Brasil. A montanha faz parte da cordilheira da Serra da Mantiqueira e está localizada na parte alta do Parque Nacional de Itatiaia. Uma curiosidade é que o cume do Pico das Agulhas Negras situa-se na divisão entre os estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, mais especificamente nas coordenadas geográficas 22°22'47"S, 44°39'40"W.

Durante o inverno, a temperatura no Pico das Agulhas Negras pode chegar a -10 graus Celsius. Entre os meses de junho e agosto, a temperatura cai bastante, assim como a pluviosidade, o que aumenta a aridez e torna a região ainda mais fria nesta época do ano. Com isso, a região atrai muitos turistas, que tem a oportunidade de ver a geada sobre as plantas e campos do parque. Outro ponto chamativo do pico é a precipitação de neve, que às vezes surpreende os turistas. A última grande precipitação de neve ocorreu em 1985 e é considerada até hoje a terceira maior já vista no Brasil.

A região é dominada por uma flora típica de florestas temperadas e tropicais. Observa-se uma predominância da conífera Auracaria angustifólia, conhecida popularmente como Pinheiro-Nacional ou Pinheiro-do-Paraná. Além disso, o local abriga a nascente do rio Preto, que faz a uma divisão natural de aproximadamente 200 quilômetros entres os estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

Pico das Agulhas Negras. Foto: Iuliia Timofeeva / Shutterstock.com

Pico das Agulhas Negras. Foto: Iuliia Timofeeva / Shutterstock.com

Fora os atrativos como a rara precipitação de neve e a geada, o Pico das Agulhas Negras apresenta outros atrativos. Possui vista para diversos pontos como o Morro do Couto, a Represa do Funil, a Serra Fina, a área de Visconde de Mauá, Vale do Paraíba, o eixo que liga as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo e o Rio Paraíba. Há também o interesse pelos esportes radicais, pois quem busca adrenalina pode praticar alpinismo, rapel, trekking, entre outras modalidades.

Pico das Agulhas Negras em números

  • Altura: 2.792,66
  • Localidade: Rio de Janeiro e Minas Gerais
  • Cordilheira: Serra da Mantiqueira
  • Ranking: 6º do Brasil

Fontes:
http://amontanha.com.br/as-14-maiores-montanhas-do-brasil/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pico_das_Agulhas_Negras
http://www1.folha.uol.com.br/turismo/946538-acima-de-2000-m-itatiaia-alia-vista-bela-a-via-pessima.shtml

Arquivado em: Geografia, Rio de Janeiro