Polo Sul

Por Felipe Araújo
O ponto em que a superfície da Terra cruza com seu eixo de rotação é considerado o Polo Sul Geográfico, mais conhecido somente por Polo Sul. Roald Amundsen e sua equipe foram as primeiras pessoas a conseguirem atingir o Polo Sul geográfico. Isso ocorreu no dia 14 do mês de dezembro de 1911. Um dos principais concorrentes de Amundsen foi Robert Falcon Scott, que conseguiu chegar ao polo apenas um mês após a expedição de Amundsen. Quando Scott tentava voltar do Polo Sul geográfico, seu grupo teve diversas baixas, sendo que quatro integrantes acabaram morrendo de frio e de fome.

Pólo Sul. Foto: ESRL / NOAA

Pólo Sul. Foto: ESRL / NOAA

As viagens em direção ao Polo Sul sempre foram consideradas muito perigosas. Além de Roald Amundsen e Robert Falcon Scott, outros nomes que conseguiram chegar ao polo - são Fiennes, Crary, Hillary, Fuchs e Havola. Outra aproximação com o Polo Sul ocorreu no dia 29 do mês de novembro de 1929 quando, Richard Byrd, almirante norteamericano, tornou-se a primeira pessoa a sobrevoar a região.

Os dois polos da Terra, tanto o Sul como o Norte, têm as mesmas características. Mesmo na época mais quente do ano, as temperaturas não ultrapassam 10 graus Celsius. Neste período, ocorre o fenômeno chamado “Sol de Meia-Noite”, no qual o Sol ilumina a região por 24 horas seguidas. As duas regiões apresentam as famosas calotas polares, que são os meios naturais que regulam a temperatura do Planeta Terra. Por isso, há muita discussão em torno da preservação da região.

Devido ao advento da deriva continental, a Antártica nem sempre teve sua localização no Polo Sul. Atualmente o Polo Sul Geográfico é ocupado de forma permanente por uma infinidade de pesquisadores de diversos países e suas equipes. Isso ocorreu com a instalação da Estação Polo Sul Amundsen-Scott, que foi estabelecida na área em 1958, durante Ano Geofísico Internacional. A estação leva o nome dos dois primeiros homens a pisarem em seu território.

Durante a temporada de verão, cerca de 130 pessoas trabalham na Estação Polo Sul Amundsen-Scott. Porém, quando o mês de março tem início, vários destes funcionários retiram-se, restando apenas algumas dezenas. No ano de 2003, foram verificadas 58 pessoas neste período, chamadas de invernantes. Em geral, são pessoas que atuam em equipes de apoio aos cientistas e mantém a Estação em funcionamento nos meses de noite polar. Normalmente, estas pessoas atuam na base entre os meses de fevereiro e terminam as atividades no final de outubro.

Leia também:

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Polo_Sul
http://www.infoescola.com/curiosidades/primeira-expedicao-ao-polo-sul/