Exercícios - Reforma Agrária Brasileira

Lista de questões feitas em vestibulares sobre a reforma agrária brasileira.
Ler artigo Reforma Agrária Brasileira.


Exercício 1: (UFPB 2008)

A territorialização dos movimentos sociais que lutam pela terra e pela reforma agrária no Brasil é o que há de mais novo no processo de democratização da sociedade brasileira, no sentido da reivindicação dos direitos pela posse e pelo uso social da terra. Nesse sentido, “o território da luta pela terra” não é um espaço concreto em si, com seus atributos naturais e sociais construídos, ocupado e apropriado por um grupo social sob a identidade coletiva dos Sem-Terra. É a complexa soma de relações sociais, logo de poder, que os grupos, as identidades e as classes implicadas na luta pela terra e pela reforma agrária projetam no espaço.

A partir das considerações apresentadas, numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, associando cada expressão a seu(s) respectivo(s) significado(s).

1ª Coluna
(1) Reforma Agrária Estrutural
(2) Estrutura Fundiária
(3) Reforma Agrária Convencional
2ª Coluna

(   ) Origina-se de uma política pública que abrange vários processos resultantes de transformações do regime de propriedade privada da terra e supera as relações tradi­cionais de poder, de forma a modificar as regras do judiciário no tocante à questão agrária.
(   ) Realiza-se através de um processo amplo, imediato e drástico de redistribuição de direitos sobre a propriedade privada da terra agrícola, promovido pelo Governo Federal, com a ativa participação dos próprios camponeses, objetivando sua promoção humana, social, econômica e política.
(   ) Corresponde a uma situação dada, em um momento histórico, quando se observa como está organizada a apropriação da terra, como está distribuída entre os habitantes e quais as condições de sua exploração.
(   ) Faz parte de uma operação negociada entre as velhas e as novas forças sociais, objetivando modificar o monopólio lati­fundista, sem mudar as regras institucionais da sociedade tradicional.

A sequência correta é: