Falha de San Andreas

Por Fernando Rebouças
A Falha de San Andreas, também referida como Falha de Santo André (San Andreas Fault) é uma falha geológica de tipo tangencial de quase 1300 km situada na Califórnia. Essa falha é uma marca natural de um limite transformante existente entre a Placa do Pacífico e a Placa norte-americana.

Falha de San Andreas (EUA)

É conhecida por gerar terremotos de grande intensidade, como o registrado em 1906, o histórico Terremoto de São Francisco que, na época, assolou a cidade de São Francisco.

Há uma crença que pré-determina, sem de conceitos cientificamente provados, que futuros terremotos na área poderão causar uma divisão no estado da Califórnia, causando um desprendimento de uma parte do continente, que se transformaria numa ilha.

Dentre os abalos sísmicos registrados na região, destacam-se o abalo ocorrido em 1857, cujo epicentro ocorreu ao sul de Parkfield com uma magnitude de 8,0 da Escala Richter; Em 1906, como citado anteriormente, ocorreu o Terremoto de San Francisco que , diferente do terremoto de 1857, que matara apenas duas pessoa, o abalo de 1906, matou mais de três mil pessoas. Em 1989, um tremor ocorrido com magnitude 7,1 na escala Richter, causou 63 mortes e danos em alguns pontos na Baía de São Francisco.

Sabe-se que a crosta do Planeta Terra é formada por diversas placas tectônicas que se movimentam sobre o manto, essas movimentações geram encontros e desgastes entre as placas que, consequentemente, desencadeiam mudanças físicas na crosta.

No litoral ocidental dos EUA, a Falha de San Andreas é decorrente de um deslizamento da placa norte-americana de 14 milímetros ao ano do sentido sudeste, e da placa do Pacífico de 5 milímetros no sentido oposto da placa norte-americana.

A região da Costa Oeste dos Estados Unidos é uma das regiões que mais apresenta atividade sísmica no planeta. A Falha trata-se de uma grande rachadura visível, os deslizamentos descritos  no parágrafo anterior geram instabilidades em todo o estado da Califórnia. Segundo o Instituto de Pesquisas Geológicas dos EUA, a Califórnia possui 99 % de probabilidade de sofrer um novo terremoto acima de 6,7 graus nos próximos trinta anos.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Falha_de_Santo_Andreas
http://www.brasilescola.com/geografia/falha-san-andreas.htm