Idade da Terra

A idade oficial da Terra aceita atualmente é de 4,5 bilhões de anos, esta idade é calculada a partir de meteoros que caíram planeta, pois a superfície terrestre está em constante mudança, hora crescendo, se modificando, e se destruindo. Sendo por este fato difícil de precisar com exatidão a real idade terrestre, por isso usa-se os meteoros como fonte de dados, pois se estima que todo nosso sistema solar fosse formado ao mesmo tempo, e sendo que os meteoros são corpos extraterrestres, não tem suas características importantes a este estudo alteradas como ocorre em nosso planeta.

Usa-se para medir a idade terrestre o método absoluto ou datação radioativa, método de grande precisão que se utiliza dos princípios físicos da radioatividade para determinar a idade dos minerais com precisão, e determinando a idade dos minerais chega-se a idade terrestre. Esse método se baseia no decaimento dos elementos radioativos encontrados nos minerais terrestres e extraterrestres, só sendo possíveis após a descoberta da radioatividade pelo francês Henri Becquerel no final do século XIX.

Gnaisse Acasta, a pedra mais velha encontrada na superfície terrestre, conta com 4,05 bilhões de anos, encontrada no Canadá.

Este método envolve a meia vida dos elementos radioativos, que nada mais é do que o tempo que um elemento pai (instável) leva para se transformar pela metade em elemento filho (estável) através da liberação de radiação e de outros núcleos mais estáveis, e o fato de que alguns minerais possuem em sua constituição alguns elementos radioativos.  Assim a idade terrestre foi determinada por átomos de urânio que se decompuseram em átomos de chumbo, encontrados em minerais.

Quando um grão de mineral se forma, ali já começa o seu decaimento, transformando seu núcleo instável em estável, atualmente já é possível determinar a idade com total precisão a partir deste principio. O mineral é transformado em pó e separadamente misturado a uma outra solução a qual se leva a um aparelho chamado de espectrômetro de massa, onde cada elemento será medido separadamente (elemento pai e elemento filho), logo apos sendo feito os cálculos baseado na meia vida do elemento, e se obtendo com precisão a idade do mineral.

Fontes:
http://www.umavisaodomundo.com/2009/07/qual-idade-terra-como-medir.html
http://super.abril.com.br/

Arquivado em: Geologia