Magna Grécia

Por Fernando Rebouças
Região do sul da península Itálica quando colonizada pelo povo grego na Antiguidade, abrangendo a ilha da Sicília. A Magna Grécia referia a “Grande Grécia” em relação a infinita extensão das terras da Itália.

A colonização concentrou-se na costa oriental da Sicília, que conjuntamente com mais de quarenta grandes colônias, formou-se um grupo de cidades grego-sicilianas e grego-itálicas.

Estas cidades se estenderam pelo mar Egeu. Nestas colônias foram inseridas o modo de vida material e intelectual inerentes à civilização grega. A Magna Grécia surgiu ao mesmo tempo com o nascimento de Roma, e do domínio etrusco no mar Tirreno.

Na Sicília foram fundados mais de quinze estados, e na península mais vinte estados. Até os dias de hoje, em virtude destes movimentos na época, percebe-se influências não itálicas provindas dos povos celta, etrusco, fenícios e gregos.

Os primeiros gregos que aportaram na região foram os calcidenses, e fundaram a cidade de Lentini. A cidade de Siracusa fora fundada pelos coríntios.

Fontes
http://pt.wikipedia.org/wiki/Magna_Grécia