Povos Eslavos

Por Gabriela E. Possolli Vesce
Os chamados povos eslavos são um povo de origem indo-européia e localizam-se na região central e oriental da Europa já a mais de cinco mil anos. No ramo indo-europeu de povos, os quais habitam atualmente todo o velho continente, alem da Península Índica e diversas partes da Ásia, há um numeroso grupo denominado eslavo. Os descendentes dos eslavos hoje são os sérvios, os tchecos, os russos e bielo-russos, os polatos, os croatas, os búlgaros, os ucranianos, os macedónios, os eslovenos e eslovacos, e os lusácios.

Existem duas grandes vertentes teóricas sobre a origem dos povos eslavos: 1) vertente autoctônica que defende que os eslavos habitavam ao norte dos Cárpatos já na época da cultura lusaciana, antes de 1000 a.C.; 2) vertente aloctônica que acredita que os eslavos originaram-se aproximadamente entre os séculos V e VI depois de Cristo.

Muitos historiadores e cientistas defendem a tese de que os eslavos possuem muitos aspectos semelhantes no que se refere às suas origens, quanto às origens de suas línguas e de vários elementos culturais, tal tese pode ser considerada como derivada de visões nacionalistas e da idéia de raça como base biológica para a constituição dos países, porém sabe-se que muitas similaridades idiomáticas, históricas, genéticas e culturais tenham sido provadas através de estudos arqueológicos sobre os povos eslavos e os povos que deles derivaram.

Os povos eslavos surgem no cenário histórico inclusos na conjuntura das grandes migrações de povos. Primeiramente os eslavos estavam localizados em extensas porções de terra entre as florestas e o Mar Negro. Após esse período inicial, começaram cursos migratórios que conduziram os eslavos para o litoral dos mares Adriático, Egeu e Báltico, e em direção aos alpes. No período compreendido entre os séculos IV e VI os eslavos iniciaram a constituição de pequenos estados nos territórios que hoje abrangem a Rússia, a Polônia, a Croácia, a Sérvia, a Ucrânia, Tcheco e Eslováquia, a Macêdonia, a Eslovênia, e parte da Alemanha, Áustria, Albânia e Hungria.

Por volta do século IX, localizados entre os Impérios Franco e Bizantino, os eslavos compuseram o primeiro grande estado oriental que ficou conhecido pelo nome de Rus Kyivana. Existem várias teorias sobre esse fato, porém dentre as mais difundidas tem-se a narrada pela Crônica de Nestor. Essa crônica diz que os guerreiros nórdicos da Escandinávia, conhecidos pelo nome de varegues, entraram pelos grandes rios e assim chegaram na costa do Mar Negro, e estando lá vincularam-se com a população local, e fundaram o Estado Kyiviano, tendo como capital a cidade de Kyiv.