Hormônio Adrenocorticotrófico (ACTH)

O hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), também chamado corticotrofina, é um polipeptídeo que apresenta 39 aminoácidos, sintetizado pelas células corticotróficas da adeno-hipófise.

O ACTH possui meia-vida de 6 minutos e é responsável por estimular a síntese e secreção de cortisol ou corticosterona pelo córtex da adrenal. O mecanismo de ação desse hormônio é mediado pela interação com receptores específicos, ativando o sistema adenilciclase e a vida do fosfatilinosil. A ligação do ACTH ao receptor pode definir tanto a secreção de glicocorticóides quanto de esteróides sexuais. Em concentrações elevadas pode promover lipólise, estimular a captação de glicose e aminoácidos pelo tecido muscular, aumentar a secreção do hormônio do crescimento (GH) e estimular a secreção de insulina.

A secreção do ACTH aumenta em situações de estresse. A elevação de sua secreção, na presença de endotoxinas, é mediada pelas citocininas sintetizadas perifericamente ou no hipotálamo, que estimula a secreção do hormônio liberador de corticotrofina (CRH). A inibição da secreção de ACTH depende de retroalimentação dos esteróides da adrenal sobre o hipotálamo. Outro mecanismo regulador é a variação circadiana, com padrão diurno acentuado, no caso dos seres humanos. Os opiódes inibem a secreção de ACTH por ação direta ou indireta sobre os neurônios secretores de CRH.

A concentração aumentada de glicocorticóides reduz a sensibilidade hipofisária ao fator CRH, diminuindo a resposta ao estresse. Além de reduzir o numero de receptores para CRH nos corticotrofos, os glicocorticóides também inibem a polimerização do RNAm, diminuindo a expressão da pró-opiomelanocotina (POMC). Esta, por sua vez, é uma grande proteína, normalmente sintetizada na hipófise intermediária, precursora do ACTH.

A dosagem desse hormônio pode ser solicitada para diagnosticar afecções em que o seu nível esteja alterado, tanto para mais quanto para menos, como marcador tumoral em carcinoma pulmonar, entre outros.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hormônio_adrenocorticotrófico
http://www.pacientesonline.com.br/exames/exames-laboratoriais-de-sangue/item/5906-horm%C3%B4nio-adrenocorticotr%C3%B3fico-no-sangue

Farmacologia Aplicada à Medicina Veterinária – Helenice de Souza Spinosa, Silvana Lima Górniak e Maria Martha Bernardi; 4° edição. Editora Guanabara Koogan, 2006.

Arquivado em: Hormônios