Mudanças hormonais que ocorrem no período gestacional

Por Cristiane Zoller
O período gestacional é composto de 40 semanas, mas cada mulher apresenta diferentes aspectos metabólicos, nutricionais e fisiológicos.

Nos primeiros 3 meses, considerado como 1º trimestre gestacional, ocorrem algumas mudanças biológicas devido a grande divisão celular que acontece no período. Nessa fase existem algumas alterações hormonais devido à gestação e por esse motivo os enjôos, vômitos e a conseqüente falta de apetite são comuns. Estas alterações são normais e não causarão danos ao bebê e nem mesmo a mãe.

Já o segundo e o terceiro trimestre são um período onde as condições ambientais se tornam de grande importância para o desenvolvimento nutricional do feto. Neste momento é essencial ter os cuidados adequados em relação ao ganho de peso necessário da mãe, ingestão certa de nutrientes, estilo de vida tranqüilo e saudável, pois, vão ser de grande importância para o crescimento do neném.

Os hormônios são de grande importância durante a gestação, os principais são: a progesterona, a gonadotropina coriônica humana (Hcg), o estrogênio, o lactogênio placentário humano (Hpl) e a somatomamotropina coriônica humana.

- Progesterona: O seu principal papel é relaxar a musculatura do útero, crescimento das mamas, aumento no tamanho da vagina desenvolvendo assim os grandes e pequenos lábios, aumento da pelve para facilitar a passagem do bebê na hora do parto, além de participar na mamogênese.

- Hcg: tem papel fundamental no início da gestação, pois a placenta não consegue produzir progesterona e estrogênio suficiente para o desenvolvimento do feto, cabendo ao Hcg essa função.

- Estrogênio: se encarrega pela função de promover o aumento na elasticidade da parede do útero e do canal cervical, participa no metabolismo do ácido fólico e na mamogênese.

- Hpl: sua principal função é no processo de iniciação de produção do leite, conhecida como lactogênese.

- Somatomamotropina coriônica humana: participa na nutrição adequada do feto e também tem a função de ajudar em seu crescimento.

Cada um desses hormônios tem sua função e importância durante a gestação, por isso, é necessário mantê-los nos seus níveis adequados e assim a mãe e o bebê se sentirão bem durante toda a gravidez e pós parto.