Geografia da Índia

Por Thais Pacievitch
A república federal da Índia está situada no sul da Ásia. É o segundo país mais populoso do mundo (depois da China) e o sétimo maior em extensão territorial (3.287.590 Km²). Ao norte faz fronteira com o Nepal, Afeganistão, Tibet e Butão, ao sul com o estreito de Palk e o golfo de Mannar, ao leste com o golfo de Bengala, Birmânia e Bangladesh e ao oeste com o Paquistão e o Mar da Arábia. Os três principais rios indianos são: o Indo, o Ganges e o Brahmaputra.

A capital da Índia é Nova Delhi, outras importantes cidades são: Mumbay (Bombain), Kolkata (Calcutá) e Chemay (Madras). A Índia se divide em quatro grandes regiões, são elas: o Himalaya, as planícies fluviais do norte, o planalto do Decan e os Gates oriental e ocidental. O sistema montanhoso mais importante daquele país é a cordilheira do Himalaya.

Como sabemos o clima é amplamente é influenciado pelas diferentes altitudes, longitudes e latitudes. É o que ocorre na Índia, além disso, seu clima é influenciado pelas monções (ventos que, no verão, sopram do mar em direção a terra e, no inverno, sopram da terra para o mar e dão origem a muitas chuvas). Na Índia é possível encontrar regiões tropicais e subtropicais, regiões temperadas e alpinas (neve em abundância).

O clima variado está diretamente relacionado com a diversidade da vegetação. Nas ladeiras do Himalaya podemos encontrar florestas tropicais, com sua riquíssima vegetação. Mas na Índia há três principais espécies de vegetação: bosques secos tropicais ou savanas, bosques tropicais úmidos e desertos. Os bosques secos tropicais são os mais predominantes naquele país, sua vegetação é herbácea (principalmente gramíneas que podem chegar a 2 m de altura). Seu solo é argiloso e impermeável. As poucas árvores que lá existem são, na maioria dos casos, acácias e baobás. Nos bosques tropicais úmidos, abundam gramíneas e arbustos. Nos desertos a vegetação tem de suportar altas temperaturas e secas prolongadas, bulbos e tubérculos são abundantes.

A fauna indiana é muito variada, lá existem cerca de 350 espécies de mamíferos e 1200 tipos de pássaros. Muitas espécies compartilham o mesmo habitat, cada região tem algo de especial. Dois dos animais mais impressionantes da Índia são o elefante asiático e o tigre de bengala.