Geografia da Indonésia

Por Thais Pacievitch
A Indonésia localiza-se no sudeste da Ásia. Trata-se do maior arquipélago do mundo, com mais de 17 mil ilhas de origem vulcânica, que ocupam uma área de 1.948.732 km².

O país tem fronteiras terrestres com o Timor-Leste, com Papua-Nova Guiné e com a Malásia. A Indonésia está situada entre a Ásia e a Oceania, e é banhada pelos Oceanos Pacífico (Oriente) e Índico (sul e oeste).


Mapa da Indonésia

O arquipélago é formado por um grupo de ilhas maiores e trinta grupos de ilhas menores, sendo dividida pelos geólogos da seguinte forma:

- Grandes Ilhas de Sonda – Java, Sumatra, Célebres (ou Sulawesi) e Bornéu (a maior parte da ilha pertence à Indonésia).

- Pequenas Ilhas de Sonda – pequenas ilhas que se estendem por 1100 km, de Bali até a parte oeste do Timor.

- Molucas – são as ilhas entre a ilha Célebes e Nova Guiné, nos dois lados do Equador.

Na região oeste do arquipélago existem ilhas com densas florestas tropicais, com um ecossistema parecido com o do Sudeste Asiático. Já na região leste do arquipélago, as ilhas têm um ecossistema mais parecido com os países da Oceania. As cadeias montanhosas, assim como os vulcões são comuns a ambos os ambientes. Muitos dos vulcões estão ativos. Na costa de algumas ilhas os manguezais predominam. Entre a costa e a selva tropical são encontradas em algumas ilhas as marismas, ecossistemas de plantas herbáceas que nascem e vivem na água. Uma marisma é diferente de um pântano pelo fato de que na marisma não são encontradas as árvores, comuns nos pântanos.

A capital da Indonésia é a cidade de Jacarta, na ilha de Java. O país está dividido em 33 províncias (três delas em regime especial). As províncias se subdividem em diversos distritos.

O clima do país é tropical, ou seja, quente e úmido, sendo que dos meses de dezembro a março a estação é de chuvas, enquanto de junho a setembro o clima é seco, embora a maior parte do tempo a umidade esteja acima de 50%. A temperatura varia entre 28° e 35° o ano todo.

Em Sumatra e Bornéu, existem elefantes e orangotangos e em Java são encontrados rinocerontes.

Existem mais de cem vulcões ativos na região da Indonésia.