Condrocalcinose

Por Débora Carvalho Meldau
A condrocalcinose, também conhecida como pseudogota, ou ainda, doença da deposição de pirofosfato de cálcio dihidratado, trata-se de uma desordem reumatológica, caracterizada pela deposição de pirofosfato de cálcio dihidratado nos tecidos conjuntivos.

Costuma afetar pessoas a partir da quinta década de vida. Habitualmente, as primeiras articulações acometidas são as das mãos, em especial a segunda e a terceira articulações metacarpofalângicas. Além disso, pode progredir e atingir os punhos, quadris, joelhos e tornozelos.

Clinicamente, caracteriza-se por artrite poliarticular, embora, inicialmente, apresente-se como monoarticular. Há a formação de cristais de deposição de pirofosfato de cálcio dihidratado no interior das articulações. Pode causar rigidez matinal das articulações afetadas, tumefação das pequenas articulações das mãos, espessamento do líquido sinovial e contratura em flexão. Também pode ser assintomática, sendo descoberta em exames imagiológicos de rotina.

Já foram descritas algumas desordens comumente associadas à condrocalcinose, incluindo:

  • Osteodistrofia renal;
  • Hiperparatireoidismo;
  • Hemocromatose;
  • Hipofosfatemia.

O diagnóstico é feito por meio de exames de imagem, como radiografias, que evidenciam as calcificações típicas da condrocalcinose.

O tratamento visa prevenir a formação dos cristais e minimizar os sintomas. Os cristais já depositados nas articulações não podem ser eliminados do organismo. Caso haja algum distúrbio associado à condrocalcinose, o mesmo deve ser tratado. Nos casos de articulações sintomáticas, recomenda-se administrar corticosteroides intra-articulares, além de colchicina. Nos casos do acometimento de múltiplas articulações, a injeção intra-articular não é indicada, sendo mais adequado realizar tratamento oral.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Condrocalcinose
http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/2610

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.