Cascading Style Sheets (CSS)

O Cascading Style Sheets (CSS) foi proposto pela primeira vez em Outubro de 1994, por Hakon Lie, que queria facilitar a programação de sites, que na época era muito mais complexa. As pessoas tinham que utilizar mais códigos para chegar a um resultado simples, como criar uma tabela.

Em 1995 o CSS1 foi desenvolvido pela W3C, um grupo de empresas do ramo da informática. A linguagem de estilos ganhou muito destaque entre 1997 e 1999, neste período ficou conhecido por grande parte dos programadores.

No inicio, o HTML era a única linguagem utilizada para criar sites. Quando começou a ganhar popularidade, algumas tags (comandos) foram criadas pelos navegadores para facilitar o uso da linguagem; Para facilitar ainda mais a criação destes layouts, a W3C (World Wide Web Consortium) criou o CSS, colocando a disposição dos Webdesigners.

O CSS é uma linguagem que determina a aparência (layout) de paginas para a Web. Este programa permite ao usuário criar paginas da Web com códigos mais fáceis de elaborar que os códigos HTML. Estes códigos permitem fazer as aplicações com facilidade.

Este programa é utilizado pelos programadores em todo o mundo. O CSS controla as opções de margem, linhas, cores, alturas, larguras, imagens e posicionamento, sem necessidade de programar em HTML.  O CSS tem também alguns códigos prontos, permitindo aos usuários pouparem tempo criando códigos muito comuns.

Alguns benefícios do CSS:

  • A partir de um só documento do CSS, controlam-se vários documentos .html .
  • Facilidade de criação dos layouts, que não precisam de códigos muito complicados
  • linguagem de rápido aprendizado

O CSS é mais um dos programas para facilitar a vida de quem trabalha na área de informática. Este programa, embora tenha algumas falhas - na realidade as falhas são dos navegadores que não implementam o CSS corretamente, como algumas versões do Internet Explorer -, ajuda muito na hora de criar sites e paginas da WEB.

Referências:
http://webnatal.wordpress.com/2007/06/10/o-futuro-do-csscss3-e-um-pouco-da-sua-historia/
http://www.revistaphp.com.br/artigo.php?id=119

Arquivado em: Informática