Codecademy

Para programadores e interessados em aprender novas tecnologias, o Codecademy é um sistema de ensino que pode ser chamado de colaborativo, pois utiliza uma plataforma gratuita inteiramente online. Esta plataforma é designada a profissionais que pretendem ampliar seu conhecimento na área, e também para quem tem o objetivo de iniciar uma carreira, pois a demanda por profissionais técnicos em programação e linguagem de tecnologia é alta.

Fundada em Agosto de 2011, por dois estudantes da Universidade de Columbia, Ryan Bubinski e Zach Sims, a missão da escola é ser o maior centro de estudos de códigos gratuitos do mundo e para tanto, logo no início de seu desenvolvimento já conseguiu angariar mais de US$ 12 milhões a serem investidos na expansão dos cursos.

O método utilizado é o de aulas em vídeo e passo-a-passo, o usuário tem a disposição informações dos principais sistemas e linguagens: JavaScript,  HTML e CSS. Oferece ainda a opção do chamado CodeYear, que reuni alguns estudantes para participar de um grupo para desenvolvimento de códigos. O site é de fácil navegabilidade e com conteúdo intuitivo, e faz o usuário aprender se divertindo, utilizando o difundido conceito de "gamification". O software foi desenvolvido para se tornar uma ferramenta de fácil acesso ao mundo da tecnologia da informação e ensinar a prática de como desenvolver códigos; nele o aluno deve aprender o básico e posteriormente implantar e realizar pequenos projetos aplicando o conteúdo aprendido. o Codecademy se destaca pela interação com o usuário, deixando-o com tempo suficiente para se familiarizar com o conteúdo.

Traduzido para mais de 10 idiomas, inclusive em Português o Codecademy é gratuito e de simples acesso. Para iniciar o aprendizado basta acessar o site e iniciar um projeto, existe a possibilidade de utilizar o serviço sem realizar um cadastro, no entanto não terá acesso aos exercícios feitos. A opção de cadastro é bastante útil, basta criar um login e senha para aproveitar todas as possibilidades do site.

Os recursos do sistema elevam o conceito de "aprender, criando", e oferece cursos de JavaScript, Fundamentos da Web, Python, Ruby, jQuery, APIs (Application Programming Interface). O usuário pode ainda participar de grupos específicos em sua área de interesse e curso, o que propicia grande interação e troca de experiências e conteúdo entre os participantes. O software ainda disponibiliza uma área no painel de controle do usuário, com informação sobre o desempenho nos cursos, com pontuação atingida e cronograma para início e fim dos mesmos.

Fonte:
http://www.codecademy.com/#!/exercises/0
http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/aprenda-a-programar-em-um-ano-com-a-codecademy

Arquivado em: Informática