Como escrever textos no BrOffice

O BrOffice foi lançado em 2002 pelo The Document Foundation, cuja característica é a de desenvolver aplicativos para escritórios sem a necessidade de pagar licença para seu uso. Atualmente o aplicativo é chamado de LibreOffice e dentre as suas principais funcionalidades, pode-se destacar o processador de textos (Writer), planilha eletrônica (Calc), o editor de apresentação (Impress), o editor de desenhos (Draw), o gerenciador de banco de dados (Base), além do editor de fórmulas matemáticas, chamado de Math. Para poder utilizar todos os recursos do Pacote BrOffice é necessário a instalação do Java Runtime Enviroment (JRE). O BrOffice possui compatibilidade com os seguintes sistemas operacionais: Mac OS, Solaris, Unix e Windows.

O processador de textos do BrOffice é o Writer, suas funções são semelhantes aos concorrentes Word, WordPerfect e Pages. Utiliza o sistema de processamento WYSIWYG (what you see is what you get) para elaborar textos complexos e com variados tipos de formatação. Pode ser utilizado para a escrita de cartas, textos longos com gráficos e figuras, além da possibilidade da criação de Hyperlinks. A seguir, vamos explicar como escrever textos no Writer.

Ao abrir o Writer você notará vários tipos de barras de ferramentas, com a Barra de Títulos, Menus, Padrão, Formatos, Status e outras, as quais podem permanecer visíveis ou não. Entenda as principais funções:

- Barra de Títulos, a qual exibe o nome do arquivo, com as opções de restaurar ou fechar a janela;

- Barra de Menus, onde se agrupam todas as funções para configuração dos textos do Writer;

- Barra Padrão, com botões de atalho para as funções mais comuns do editor, além da opção de incluir os botões mais usados e excluir outros;

- Barra de Formatos, para formatação dos textos como fontes, aplicação de negrito, itálico e outras;

- Barra de Status, localizada no rodapé, contém informações como zoom da página, status de alteração do documento, total de páginas, idioma padrão etc.,

O editor ainda oferece a opção de inserir e retirar as barras de ferramentas e a Régua Vertical, além de indicador de limite do texto. Depois de conhecer todas as informações e funcionalidades do editor, agora é possível criar um texto e começar a utilizá-lo. Acesse a barra de Menu, opção Arquivo e selecione Novo. Pronto, o aplicativo abrirá uma folha de edição em branco para ser editada da forma desejada.

Fonte:
http://www.documentfoundation.org/
http://www.petsi.facom.ufu.br/system/files/Apostila%20Writer.pdf

Arquivado em: Informática