Disco Rígido

O HD, Hard disk ou disco rígido, é um componente de hardware do computador. Sua utilidade é o armazenamento de dados. Isto significa que quando algum arquivo é armazenado, ele não se perde com o desligamento da máquina (como acontece com a memória RAM).

O primeiro HD Surgiu em 1956, construído pela IBM, este disco rígido armazenava 5 Mega bytes e não foi posto a venda.  Pouco tempo depois, em 1973, a IBM lançou um HD que armazenava 10 Mega bytes, o 30/30 Winchester, que custava em media dois mil Dólares. Atualmente um HD de 1.5 TB custa menos de 80 dólares.

O armazenamento do HD é contado normalmente em GB (Gigabytes), porem atualmente já existe discos rígidos com capacidade de TB (Tera Bytes - 1024 GB). Para se ter acesso aos dados do HD, é necessário um Sistema operacional.

Atualmente os sistemas operacionais conseguem utilizar o HD como uma extensão da memória, na chamada Gestão de memória Virtual. Porém esta função é utilizada somente quando a memória principal (memória RAM) está sobrecarregada.

Cada vez mais estes produtos ficam potentes. Atualmente pode-se ter um aparelho de musica com capacidade de 120 GB, cartões de memória com 60 GB, maquinas fotográficas e filmadoras com HD’s externos de 500 GB.

Os HD’s Externos são uma grande evolução. Estes podem ser carregados em mochilas, pastas, no bolso ou mesmo na mão sem problema algum.

Os dados do HD são guardados em uma mídia magnética, parecida com um DVD. Esta é muito sensível, se receber muitas batidas pode se deslocar e o HD perde a utilidade. Nestes casos é quase impossível recuperar dados do HD.

Obs:

  • Um GB Equivale a 1024 MB(Mega Bytes), e cada TB equivale a 1024GB.
  • O numero 1024 parece estranho, porém as unidades de armazenamento utilizam códigos binários para gravar as informações (portanto, sempre múltiplo de 2)

Fontes:
Conhecendo o disco rígido (HD) - Parte 1. Disponível em: http://www.infowester.com/hds1.php  Acesso em 02 Jan. 2011
Disco rígido. Disponível em: http://www.guiadohardware.net/termos/disco-rigido Acesso em 01 Jan. 2011

Arquivado em: Informática