Draw Something

Por Felipe Araújo
O século XXI demonstrou um grande avanço na portabilidade de aparelhos digitais, os smartphones. Diversas empresas investiram em equipamentos pequenos, que poderiam ser carregados para qualquer lugar, apresentando múltiplas funções como telefone, internet, vídeos e fotos. Impulsionados pela interatividade gerada pelas redes sociais, os programadores de grandes empresas começaram a desenvolver jogos com características que englobassem as funções da web 2.0: interatividade, compartilhamento, mobilidade e especificidade para aparelhos portáteis.

Entre os diversos jogos lançados, pode-se citar o Draw Something, um aplicativo desenvolvido pela empresa Omgpop, que apresenta uma infinidade de jogos deste tipo em seu portfólio. O sucesso do Draw Something deu-se nas primeiras semanas após o seu lançamento, pois o jogo demonstrou grande aceitação totalizando 20 milhões de downloads neste período. Após cinquenta dias, já alcançava a marca de 50 milhões de downloads, o que deu à Omgpop o prêmio de Flurry App Spotlight Awards no ano de 2012. Tamanho foi o sucesso que, em abril do mesmo ano, o Draw Something foi comprado pela Zynga.

A grande sacada do jogo é permitir que os usuários compartilhassem seus desenhos em redes sociais como Twitter e Facebook, além da possibilidade de jogar com os amigos presentes em sua rede de contatos, criando um ambiente interativo em que é possível opinar sobre os desenhos, curtir, retuitar, entre outras ferramentas da web 2.0. Além disso, os usuários podem salvar as imagens como fotos, enviando-as automaticamente para a pasta de imagens dos smartpones. Há também a possibilidade de apagar pessoas que estão na lista de envio de desenhos.

Modo de jogar

O jogo é dividido em dois turnos, no qual os jogadores se alternam desenhando uma imagem para que seu adversário consiga adivinhar o que é. A pessoa que desenha é guiada por três palavras randômicas, que são escolhidas de forma arbitrária e de acordo com o nível de dificuldade. Por exemplo, em um nível mais fácil, pede-se o desenho de um rosto, em um nível mais difícil pede-se o desenho de um ornitorrinco. Se o adversário adivinha o que o jogador desenhou, o que desenha ganha entre uma e três moedas.

Depois que o jogador termina de fazer o seu desenho, a pessoa que adivinha assiste um replay detalhado de como a imagem foi criada. Então surgem na tela alguns espaços em branco que se referem ao número de letras da palavra requerida. Após esta parte, o jogador tem tempo e tentativas ilimitadas para acertar a palavra.

Fontes:
http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/04/draw-something-permite-publicar-desenhos-em-redes-sociais.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Draw_Something
http://omgpop.com/
http://company.zynga.com/