DVD

DVD é a sigla para o termo em inglês Digital Versatile Disc, traduzido como Disco Digital Versátil, e possui capacidade para armazenar dados no formato digital. Criado em 1995, o DVD é o avanço da tecnologia do CD pois melhorou o padrão e modo de decompressão de dados. No início da década de 90, a Philips e a Sony dominavam o mercado de discos-ópticos com o MMCD (MultiMedia Compact Disc) e o SD (Super Density Disc). Enquanto um dos superintendentes da IBM teve a ideia de unir as duas tecnologias.

A primeira tecnologia possuía o formato simplificado, cuja característica era de "push-pull" , capaz de pular as faixas, como o CD. A outra possuía capacidade de 4,7GB e era resistente a impressões digitais e avarias. A união das duas formulou o DVD 1.5, no ano de 1995, e as primeiras unidades vendidas de Leitores de DVD foram comercializadas no Japão, dois anos após seu lançamento.

A capacidade de armazenamento do DVD é padrão de 4,7 GB e os denominados dual-layer (camada dupla) armazenam até 8,5 GB, sendo que é possível armazenar 4.38 GB de informações de acordo com cada tipo de gravação, ISO normal ou DVD-vídeo. No entanto se utilizar a opção UDF mode pode-se gravar até 2GB. A resolução do DVD é de 500 linhas (na diretriz horizontal). As extensões utilizadas pelo sistema operacional e compatíveis ao DVD são .VOB (filmes e menus), .PUO (operações de conversões do DVD para o computador), .BUP (backups das informações) e .IFO (coordenadas de como utilizar o DVD.

O DVD pode ser comercializado em três tipos, DVD-R, que permite apenas uma gravação e sua leitura é feita por qualquer leitor de DVD; DVD+R, com as mesmas caracterísitcas do anterior, mas com a diferença de leitura mais veloz para backup; DVD+R DL, conhecido como (dual-layer) e permite gravações em duas camadas, o que amplia a capacidade de armazenamento. Os DVD's no formato regravável podem ser de dois tipos DVD-RW, capaz de gravar e deletar os dados cerca de mil vezes; o DVD+RW compatível com diversos DVD's Players. DVD+RW DL com o dobro de sua capacidade de armazenamento e o DVD-RAM, que grava mais de 100 mil vezes e está disponível nas versões 1.0 com 2,58 GB (apenas um lado) e 5,16 GB (somando os dois lados), na 2.0 com 4,7 GB (apenas um lado) e 9,4 GB (somando os dois lados). O custo do DVD-RAM é o mais alto de todos os modelos disponíveis no mercado, seu preço é de aproximadamente quatro vezes mais do que o DVD+RW.

Leia também:

Fonte:
http://en.wikipedia.org/wiki/DVD
http://www.moviefone.com/dvd

Arquivado em: Informática