Excel

Por Yuri Pacievitch
O Microsoft Office Excel, conhecido também por Office Excel ou somente Excel, é um software da Microsoft. É um programa que gera planilhas, o que antigamente só era feito por papel. Este programa foi lançado em 1985, para a plataforma MAC, da Apple. O programa foi criado para competir com o Lótus 1-2-3, que estava ganhando espaço no mercado. A primeira versão para Windows saiu em 1987, e após este ano, a Microsoft lançou varias novas versões do Excel, em geral a cada dois anos uma nova versão.

Quando lançado, o Excel foi alvo de um processo bem polêmico, pois já existia um pacote de softwares com este nome, e já estava registrada a patente. Ficou decidido em julgamento que a Microsoft teria de se referir ao programa como “Microsoft Excel”. Esta decisão foi respeitada por muito pouco tempo pela Microsoft. A empresa resolveu o conflito alguns anos depois, quando comprou a patente de nome “Excel”.

O Excel revolucionou as planilhas eletrônicas, e avançou muito mais rápido que a concorrência. O programa ofereceu muitas alterações na interface do usuário, porem, continuou com o padrão de organização em linhas e colunas. O Excel foi o primeiro a permitir modificação de fonte, cor, tamanho, tudo com facilidade para o usuário

Após 2003, o Excel implantou a VBA (Visual Basic for Applications), linguagem de programação criada com base em Visual Basic, e que ajudou as automatizar algumas funções do programa. A VBA trouxe um serio problema, a sussetividade do Excel para vírus de Macro. Este problema foi resolvido quando os antivírus passaram a detectar estes vírus.O Excel permite fazer cálculos matemáticos avançados nas planilhas, este função popularizou ainda mais o programa.

Planilhas semelhantes as do Excel servem como base para bancos de dados. É possível adicionar dados a um banco de dados a partir de uma planilha do Excel. O programa também é bastante usado para armazenar dados de compras e vendas de produtos, custos e orçamentos familiares.

No Excel 2007, assim como nas outras versões, quando se abre um novo arquivo abrem-se três planilhas (Cada planilha tem 16.384 colunas e 1.048.576 linhas.)

Estas fazem parte do mesmo arquivo do programa. Caso alguém fosse preencher todas as linhas e colunas com o Maximo de caracteres possível, o arquivo resultante teria aproximadamente 9.223.090.561.878.070.000 de bytes. É muito difícil alguém chegar a tanto, mas as grandes empresas podem usar a vontade o programa, sem medo de chegar no limite.