Google Docs

Em Setembro de 1998 os sócios Sergey Brin e Larry Page fundaram a multinacional de maior fama e expressão mundial, chamada Google, com o Slogan:  “Don't be evil” (Não Seja Mal) e com o rápido crescimento e evolução da internet desenvolveram inúmeros produtos, entre eles o Google Docs, cuja plataforma é baseada no AJAX (Asynchronous Javascript and XML), traduzido para o português como Javascript e XML Assíncronos. A sede da empresa está localizada na Califórnia, na cidade de Mountain View, no complexo denominado Googleplex.

Inicialmente chamado de Writely, o Google Docs foi oficialmente lançado em 2007, e permite ao usuário inserir e editar documentos em uma plataforma online, com a opção de compartilhar o conteúdo com sua lista de contatos do Gmail ou outros. Sua função básica é ser um programa de edição de planilhas e textos com compartilhamento em rede.

O Google Docs refere-se a um pacote de aplicativos com funcionamento baseado na plataforma da internet (Browser). Possui compatibilidade com o Microsoft Office, KOffice, BrOffice.org e OpenOffice.org, sem contar que sua composição engloba um editor de formulário, planilha, apresentação e texto. O recurso é muito popular e utilizado, devido a sua capacidade de portabilidade dos documentos e edição remota, de qualquer é possível alterar ou incluir dados nas planilhas criadas, e automaticamente todos os usuários receberão a atualização por e-mail. Existe ainda a opção de converter os documentos no formato PDF.

As alterações podem ser feitas ao mesmo tempo por todos os usuários, sem causar problemas na edição. O Google Docs agrupa as funções do Spreadsheet e Writely de forma muito mais eficiente, pois a tecnologia aplicada é a do sistema Tonic, com armazenamento de dados com capacidade para até 1 GB.

Suporta mais de dez formatos de arquivos, como: Microsoft Excel com extensão .XLS e .XLSX, Microsoft Word com .DOC e .DOCX), Microsoft PowerPoint cujas extensões são .PPTX e .PPT, OpenDocument Format com .ODS e .ODT, Adobe Illustrator e Photoshop com .AI e .PSD, Tagged Image File Format com a extensão .TIFF, Scalable Vector Graphics com .SVG, Autodesk AutoCad designada por .DXF, PostScript com .PS e .EPS, TrueType com .TTF e XML Paper Specification com a extensão .XPS.

O Google informa em nota que os documentos e pastas compartilhas e armazenadas online, podem ser afetados por um tipo de bug, que acessam o conteúdo e edita sem o conhecimento e autorização do criador. O Google Docs está disponível em mais de cinquenta idiomas no mundo todo.

Fonte:
http://support.google.com/drive/bin/answer.py?hl=en&answer=49008
http://en.wikipedia.org/wiki/Google_Docs

Arquivado em: Informática