Governo Eletrônico

O termo Governo Eletrônico (do inglês e-gov ou electronic government), ou Administração Pública Eletrônica, se refere ao uso da denominada Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Tecnologia da Informação, para informar e divulgar serviços ou produtos do Governo à população. Para isto, utiliza as ferramentas eletrônicas com o intuito de aproximar os cidadãos dos órgãos governamentais. Dentre os recursos utilizados podemos citar os sites, aplicativos para celulares e redes sociais ou telefones de serviços. O objetivo do Governo Eletrônico é prover informações e serviços as pessoas.

O conceito de Governo Eletrônico surgiu logo após o ano de 1993, com o lançamento do primeiro sistema de browser, nos Estados Unidos. Na época o então vice-presidente Al Gore, iniciou o primeiro Fórum Mundial de Reinvenção de Governo, onde se propunha o investimento em novas tecnologias nos sistemas de comunicação dos governos, para acompanhar o surgimento da evolução do ciberespaço.

Outro significado deste termo é a utilização da tecnologia para informar 24 horas por dia e sete dias por semana. Desta maneira o Governo abre um espaço para ouvir, debater organizar informações da opinião pública. Além da interação, o principal objetivo é a transparência e clareza das informações, principalmente no quesito da administração de recursos públicos.

Outro ponto importante no Governo Eletrônico é a integração entre os poderes Legislativo, Executivo e demais esferas, desta maneira é possível habilitar um espaço para diálogo entre as partes, sem a necessidade da presença física dos interessados.

Os serviços oferecidos na esfera do Governo Eletrônico podem ser: Prestação de Contas, com a divulgação de informações e dados referentes as despesas públicas, finanças, orçamentos aprovados, licitações em andamento e contratos no geral. Esta ferramenta torna pública, as informações e atividades da gestão do governo. O serviço de Requisições, nas quais o cidadão pode requerer um tipo específico de serviço ou se queixar sobre um serviço atrasado. Com esta tecnologia, é possível diminuir o tempo de resposta, tornando ágil o serviço público. O Espaço para Discussão, também chamado de Fóruns, nos quais as pessoas podem debater e opinar, ou ainda propor novas ideias. Assim, as discussões podem ser levadas a público, o que as torna mais transparente e menos burocrática. O Cadastro e Serviço Online também é uma ferramenta de auxílio, por meio de softwares específicos, o Governo disponibiliza serviços online para os cidadãos, como por exemplo, a Declaração de Imposto de Renda, que pode ser feito através da internet, sem complicação e a necessidade de enfrentar filas para entregar os documentos.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Governo_eletrônico
http://www.governoeletronico.gov.br

Arquivado em: Informática