HDMI

Desenvolvida como uma alternativa de interface para conduzir dados e informações digitais, de vídeo e áudio, a tecnologia HDMI (High-Definition Multimedia Interface) é capaz de transmitir dados nos seguintes aparelhos: vídeo componente e composto, S-Video, SCART, Rádio Frequência e Cabo Coaxial. Seu projeto foi idealizado em 2002, mas sua produção se deu somente no ano seguinte. Sua comunicação é rápida e veloz entre qualquer dispositivo como: Console de Videogame, Blu-Ray, Leitor de DVD, Computador ou Amplificador de Vídeo e Áudio.

Possui capacidade para suportar resoluções de 480i/p,576/p (Padrão), 720p, 1080i/p (Alta Definição) ou 1.4, 4k x 2k (216op). E ainda suporta até 8 canais de áudio e vídeo digital, com codificação TDMS (Transition Minimized Differential Signaling). Sua compatibilidade com o HDCP (High-bandwidth Digital Content Protection) é muito importante para inibir a pirataria.

O cabo conector HDMI é composto por 19 pinos, que são dispostos do 1 ao 9: com carregamento de 3 canais TMDS para cada 3 pinos, com informações de vídeo e áudio. Os pinos sequencias d0 10 ao 12 são responsáveis por carregar o canal de clock TMDS, o qual mantém o sinal sincronizado. O pino 13 suporta o canal CEC (Consumer Eletronic Control), utilizado para os comandos e o console dos dispositivos a ele conectados. O Pino 14 é desenvolvido para utilizações de novas tecnologias. O 15 e 16 utilizam o DDC (Display Data Channel), e se comunicam com a informação tipo EDID (Extended Display Identification Channel). O Pino 17 é o data shield entre os canais DDC e CEC, enquanto o 18 carrega a voltagem de +5V e o 19 monitora eventos de conexão e desconexão dos dispositivos, chamado de Hot Plug Detect.

Os aparelhos que possuem tecnologia para cabos conectores HDMI são Televisores de alta definição, Laptops, Câmeras de vídeo de alta definição, Jogos Eletrônicos como XBox e PlayStation 3 e leitores de dispositivos DVD, HD DVD e Blu-Ray. Os desenvolvedores do padrão HDMI foram as indústrias de eletroeletrônicos de AV, entre as quais podemos citar Panasonic, Philips, Sony e Toshiba, juntas patentearam a marca e se qualquer outra empresa decidir utilizar um material do padrão HDMI deve pagar os denominados Royalties, que é cotado no valor médio de US$ 15 mil por ano. Todos os aparelhos com tecnologia HDMI são desenvolvidos de acordo com versões específicas como, 1.0, 1.1, 1.2, 1.2a. Sendo que a cada nova versão especificada é incluída um novo ítem para aprimoramento.

É importante ressaltar que as últimas versões de aparelhos e dispositivos de leitura como Blu-Ray reproduzem imagens de Alta Definição, sem contar com o recurso Up-Scaling. E devido ao expressivo fluxo de dados trocados, a interface HDMI é o único dispositivo capaz de transmitir as informações de modo seguro e rápido, inclusive realizando o processamento no modo Up-Conversation.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hdmi
http://www.hdmi.org/index.aspx

Arquivado em: Informática