História da Apple

Por Yuri Pacievitch
A Apple é uma das maiores empresas de equipamentos eletrônicos e softwares do mundo, foi fundada em 1976, tendo como seus fundadores os estudantes Steve Jobs e Steve Wozniak. Tudo começou com o Apple I, criado por Wozniak nas horas vagas. Os amigos decidiram tentar vender o projeto para as empresas HP e Atari, porém ambas negaram, dizendo que computadores pessoais não teriam futuro no mercado.

Vista a descrença de grandes empresas em seu trabalho, a dupla decidiu produzir os computadores com seus próprios recursos e vender por conta própria. O Apple I não fez tanto sucesso, foram vendidas cerca de 200 unidades, a 666 dólares cada. Atualmente o Apple I é peça de coleção, e vale cerca de 50 Mil dólares.

Os lucros destas vendas sustentaram a Apple por mais um ano, e permitiram o desenvolvimento de máquinas mais potentes. O próximo a ser lançado foi  o Apple II, que fez muito sucesso. Diferente de outros computadores, o Apple II carregava o BASIC ( programa para programação da época) na própria memória, que totalizava 16 KB. De espaço disponível (4 KB para o Basic, e o restante para os dados dos programas).

Enquanto continuava na linha do Apple II, a empresa começou a trabalhar na interface gráfica, que já havia sido desenvolvida anteriormente pela Xerox. Na época, A Microsoft estava trabalhando para a Apple, e Bill Gates conseguiu exemplares do Lisa (Primeiro computador com interface gráfica a ser lançado no mercado). Pouco antes do lançamento do Lisa, Bill Gates lançou o Windows, utilizando a mesma interface do Lisa, porem com algumas funções modificadas.

O Lisa não fez muito sucesso, chegando a deixar a Apple no vermelho. Porem serviu de Base para o Macintosh, que fez muito mais sucesso. O Sistema operacional dele, MacOS, era o melhor da época, usando muito menos memória.

A Apple passou a fabricar outros aparelhos eletrônicos a partir de então, como o iPhone, iPad, iPod, e outros aparelhos. O sistema operacional da Apple, o Mac, não roda em outros computadores ("plataforma PC"), somente nos da Apple. Algumas versões mais antigas rodam por uso de alguns truques, mas o desempenho total do sistema só se atinge com um computador da Apple.

Os computadores da Apple são muito bons para designer gráfico, e ótimos para rodar programas como Photoshop e Dreamweaver. Estes computadores são muito usados em cursos como Engenharia, engenharia industrial, moda, e outros que precisam de programas deste porte. Um grande problema para quem quer adquirir um MAC é a compatibilidade de alguns programas, que só rodam no Windows.

Referencias:
HISTÓRIA DA APPLE. Disponível em: http://www.guiadohardware.net/artigos/historia-apple/.  Acesso em 07 de jan. de 2011

PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO. Direção: Martyn Burke. Estados Unidos: Time Warner Company, 1999. 1 DVD.