História da Programação

As linguagens de programação são linguagens usadas para a comunicação com o computador. Estas linguagens são constituídas de comandos, que quando utilizados corretamente, executam uma ação. A programação nos computadores não tem uma data correta de início. Tudo começou na década de 30, com os primeiros computadores elétricos. Em 1948, Konrad Zuse publicou sua criação, a linguagem de programação Plankalkül. Na época, ainda não tinha muita utilidade, então foi esquecida. Antes da programação passar para o computador, eram usados cartões de papelão que eram perfurados, criando códigos.

Foi na década de 50 que as primeiras linguagens modernas surgiram. FORTRAN (1955), LISP, a "List Processor” e COBOL, a COmmon Business Oriented Language.  Tambem apareceu na mesma epoca a ALGOL 60.

Os paradigmas da programação foram criados, em sua maioria, na década de 70.  Nesta época surgiram:

  • Simula: inventada nos anos 1960 por Nygaard e Dahl foi a primeira linguagem a suportar o conceito de classes.
  • C: uma das primeiras linguagens de programação de sistemas, criado por Dennis Ritchie e Ken Thompson, tem uma das maiores influencias no mundo atual.
  • Prolog: projetada em 1972, foi a primeira linguagem de programação com paradigma lógico.
  • Pascal: Outra importante linguagem, embora atualmente esteja quase sem uso.

Nos anos 80 surgiu a linguagem C++, que se tornou tão importante quanto o C, entre outras:

  • C++: Criada para ser compatível com C, o C++ foi muito importatante, pois é mais simples e dinâmico.
  • Perl: Uma boa linguagem. Ótima para trabalhar em níveis de sobrecarga grandes

Nos anos 90, a internet surgiu como um furacão, e mudou totalmente o rumo da programação. As linguagens Java e Javascript foram criadas nesta época, ambas relacionadas com a internet, surgiu também a visual Basic e o Object Pascal.

  • Java: Linguagem relativamente simples, orientada para objetos, que foi criada com a Idea de revolucionar as linguagens de programação.
  • PHP: Muito importante para o desenvolvimento de aplicativos para WEB, esta linguagem esta cada vez mais tomando conta dos Web sites.

A programação esta em todos os equipamentos eletrônicos atuais. Cada programa, cada pagina na internet, esta escrita em alguma linguagem de programação. Com o tempo, as linguagens vêm se unindo, formando linguagens mais fortes, e com mais funções.

A programação passou por um grande processo, porem bastante rápido. Estas linguagens estão ficando cada vez mais fáceis de interpretar e escrever.

Arquivado em: Informática