ICQ

Em 1996, quatro israelenses resolveram criar um programa que funcionasse para Windows e possibilitasse a comunicação instantânea entre usuários do mundo todo. Até então, a Microsoft não tivera a ideia de desenvolver um programa como esse. Neste contexto surge o ICQ, criado por este quarteto de Israel. O nome vem de “I seek you” (eu procuro você) e as letras “CQ” também significam “encontrar qualquer estação” em código morse.

Lançado em fase beta, o aplicativo foi criado para o Windows 95 e NT4, tornando-se o primeiro sistema patenteado de troca de mensagens em tempo real. Suas principais vantagens eram permitir o envio de mensagens mesmo com os usuários online, ferramenta para chats com diversos usuários, emoticons, sons e transferências de arquivo. Uma curiosidade é que a vantagem de mandar mensagens offline foi copiada para o MSN com dez anos de atraso.

Outro benefício era  que o programa possibilitava a troca de mensagens SMS por celular, mesmo na época em que estes aparelhos ainda não eram populares. Fora isso, apresentava jogos com opções de diversos participantes e histórico das conversas. Apesar disso, o ICQ falhava em um aspecto, não tinha um espaço reservado para que o usuário colocasse sua imagem.

Começar a utilizar o programa não era nada difícil. Bastava baixar o programa pelo site do ICQ ou qualquer portal de downloads. Depois disso, o software apresentava um número chamado de UIN (Número de Identificação Único), pelo qual você podia ser identificado e encontrado por outros usuários. O sistema de busca do ICQ foi um dos melhores já inventados. Além de encontrar as pessoas pelos critérios cidade, estado, idade e sexo, você podia achar alguém pelos gostos musicais, literários ou cinematográficos. Por exemplo, você procurava alguém que gostasse da banda Devo, que morasse na sua cidade e tocasse baixo e, por incrível que pareça, encontrava tal indivíduo!

Devido a todos estes fatores, o programa israelense fez um grande sucesso, chegando a propiciar a comunicação de quase 40 milhões de pessoas no mundo todo. Desta forma, ganhou prêmios, foi o software mais baixado da década e o melhor download do ano 2000. Apesar do sucesso inicial, com uma ação agressiva da Microsft, expandido a marca de seu aplicativo MSN, o ICQ perdeu muitos usuários e acabou tornando-se obsoleto.

O programa acabou sendo adquirido por várias empresas e, atualmente, mantem-se vivo apenas em alguns países do globo como Rússia e Ucrânia. Algumas novidades foram recém-lançadas para integração e modernização com a Web 2.0 (Twitter, Facebook), com os novos aparelhos individuais, Andoid e Iphone, assim como versões desktop para o Mac e para o Windows.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/ICQ
http://escreveassim.com.br/2011/04/19/classicos-escreveassim-lembra-do-icq/
http://www.icq.com/pt

Arquivado em: Informática