Inovações do Windows 8

Seguindo o slogan da própria Microsoft "Ele foi Reimaginado para você", o Windows 8 inova desde o processador até o design da interface, cuja inovação é sua aplicação sensível ao toque (Termo utilizado pela Microsoft é o "Touch-Centric"). Isso o torna mais dinâmico e ágil, além da conhecida característica de fácil conectividade do Windows.

A inicialização conta com a rapidez do sistema operacional, e a tela se diferencia da versão anterior pelo design. Construída em blocos denominados "Tiles"(na tradução para o português: azulejos), possui notificações e informações dos aplicativos. Pode ser fechada e ampliada até que se encaixe na tela toda, disponibilizando a função Multitarefa. Para facilitar a navegação e organizar o desktop do usuário, os blocos podem ser nomeados, como por exemplo Redes Sociais, Trabalhos, Músicas, Jogos entre outras categorias, e para abri-los, basta um zoom (Zoom Semântico) e o acesso é feito. O Menu Iniciar foi substituído pelo chamado "Charm", colocado na lateral direita da tela.

Todos os aplicativos foram projetados no padrão JavaScript e HTML5, cujo acesso aos recursos de software e hardware é facilmente feito. Com a tecnologia Touchscreen (sensível ao toque), a navegação no Internet Explorer 10, ficou mais fluída. No entanto, se optar pela utilização do teclado e mouse, a navegabilidade não deixa nada a desejar.

O suporte conta com auxílio em mais de 100 idiomas e foram realizadas mais de Cem mil alterações em códigos. O novo sistema é capaz de armazenar arquivos de até 16 Exabytes (cerca de 680 milhões de dispositivos Blu-Ray). No quesito segurança, os desenvolvedores aperfeiçoaram o sistema e blindaram ainda mais o computador, para dificultar a entrada das pragas virtuais, como Malware entre outros. A função Reset pode ser acionada pelo usuário remotamente e grava as informações originais, podendo ser restaurado sem danificar e perder as configurações de fábrica.

Dentre estas inovações, pode-se destacar a velocidade no sistema, como por exemplo, voltar do modo "Hibernar" em menos de dez segundos. A interface chamada de Metro é uma das mais modernas da geração e inspirada no modelo do Microsoft Windows Phone 7 (todas as funcionalidades podem ser acessadas com apenas um toque nas janelas). Seu processador, ARM é muito versátil e dispensa as demoradas horas de leitura de instruções para ser instalado.

Outra inovação do Windows 8 é a capacidade de unificar diversos serviços, como contas de e-mail, as quais podem ser agrupadas em uma única tela. E o serviço Windows Live SkyDrive sincroniza todas as informações no modo "Cloud Computing", o que facilita a transferência e o acesso as informações e dados de diversos dispositivos, de maneira simples e remotamente.

Fontes:
http://windows.microsoft.com/en-US/windows/home
http://www.tecmundo.com.br/windows-8/20398-15-curiosidades-sobre-o-windows-8-infografico-.htm
http://www.superdownloads.com.br/materias/que-ha-de-no-windows-8.html

Arquivado em: Informática