Introdução ao Excel e operações básicas

O Excel é um programa da empresa Microsoft, incluído no Pacote Office. Com este programa é possível formatar e desenvolver planilhas, com custos de implementação de projetos, demonstração de despesas, análise de gráficos, entre muitas outras funções disponíveis. A função principal do Excel é a de criar fórmulas e inserir cálculos, além de ser possível organizar os dados e configurar diversos tipos de gráficos.

Com o Excel é possível fazer, entre outras coisas:

  • Orçamento, como a criação de um plano de marketing por exemplo;
  • Contabilidade, com o uso dos recursos de cálculo e demonstrativos de contabilidade, tais quais: fluxo de caixa e lucros;
  • Relatórios, mensuração de desempenho de um projeto e análise de variação de resultados;
  • Cobrança e vendas, para o gerenciamento de dados de vendas e cobranças, é possível criar formulários adequados as necessidades específicas;
  • Planejamento,  para a criação de projetos e planos profissionais, como pesquisa de marketing entre outros;
  • Calendários, por ser desenvolvido em formulários e grades, é uma excelente ferramenta para criação de calendários.

As operações básicas do Excel (versão 2010), são: 1) Como criar uma tabela, 2) Como criar uma pasta de trabalho, 3) Como formatar uma planilha, 4) Como inserir dados em uma planilha e 5) Como imprimir uma planilha.

Criando uma tabela: Clique na opção Novo e em seguida, selecione os modelos disponíveis, que podem ser: Planilha em branco, modelos padrões ou novo a partir de existente.

Para criar uma pasta de trabalho, pressione a opção Arquivo (localizada no menu superior), seguido por Novo. Selecione a opção Pasta de Trabalho em Branco. Você notará que o documento possui 3 planilhas, ao clicar com o botão direito do mouse é possível remover ou inserir quantas planilhas forem necessárias.

Para formatar uma planilha, nas seguintes características, Aplicar Bordas, Alterar Cor, Alinhamento e Aplicar Sombreamento.

  • Aplicar Bordas: primeiramente selecione a célula, clique na opção Selecionar Tudo (localizado no menu superior), em seguida selecione a guia Página Inicial, opção Fonte e desça o cursor na opção Bordas, agora é só selecionar o estilo desejado.
  • Para alterar Cor: selecione a célula desejada e o texto que pretende alterar. Vá até a opção Página inicial, subitem Fonte, clique em Cor da Fonte e a sequência em Cores do tema.
  • Para alinhar o texto: selecione as células com o texto, clique na opção Página inicial, seguido pelo grupo Alinhamento.
  • Para aplicar Sombreamento: selecione a célula que deseja modificar, vá até o menu superior e clique em Página inicial, depois no sub-grupo Fonte e clique em Cor de Preenchimento. Abra a opção Cores do tema e escolha a cor de preferência.

Para inserir dados na planilha do Excel, basta selecionar uma célula e digitar as informações, em seguida pressione ENTER ou se preferir, selecione a tecla TAB para mudar para a próxima célula. Para a inserção de novos dados em uma outra linha, pressione a combinação ALT+ENTER.

Após inserir todas as informações, formatar a planilha e os gráficos da maneira desejada, vamos seguir para a impressão do documento. Para imprimir uma planilha, selecione a célula para visualização, clique no menu superior Arquivo e na sequência clique em Imprimir. Se preferir, acione o atalho CTRL+P.

Fonte:
http://office.microsoft.com/pt-BR/?CTT=97

Arquivado em: Informática