Introdução aos materiais no AutoCAD

O software desenvolvido pela empresa Autodesk denominado AutoCAD, é utilizado para desenvolver projetos e peças de desenho técnico, tanto em duas dimensões quanto para modelos em 3D. O AutoCAD é uma ferramenta indispensável para o trabalho de profissionais de engenharia, arquitetura e design; disponível para os sistemas operacionais do Windows e Mac OS.

Para iniciar o uso de suas ferramentas, é preciso conhecer sua funções principais e básicas. Iniciaremos com a Introdução aos materiais, que são conjuntos de imagens as quais servem como padrão para a aparência das superfícies do projeto. O programa possui a chamada Biblioteca de Materiais, composta por uma infinidade de modelos previamente elaborados e prontos para serem aplicados a cada tipo de projeto, ou também para desenvolvimento de novos tipos.

A Biblioteca de Materiais é dividida por categorias, são elas: Acabamento, Concreto, Portas e Janelas, Pano e Tecido, Pavimento, Alvenaria, Metais, Madeiras e Plásticos. É importante saber que os objetos padrões do programa são desenvolvidos de um material denominado Global, o qual serve como base e referência para a construção de outros materiais, pois possui uma configuração master e não pode ser excluído, podendo apenas ser alterado.

Para visualizar os materiais disponíveis, selecione a opção Materiais na barra de ferramenta no Menu superior. Se preferir ter uma visualização prévia de cada tipo de material, selecione o modo Preview (Pré-visualização) e para alterar selecione Modificar. A opção de Modificar permite a alteração de cores das texturas, aplicação de reflexo ou até mesmo a aplicação de uma nova transparência para cada objeto.

Fonte:
http://usa.autodesk.com/autocad/
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAMwIAL/apostila-autocad-avancado

Arquivado em: Informática