Javascript

JavaScript é uma linguagem de programação muito usada no desenvolvimento de aplicativos para a Web. O JavaScript não apareceu derrepente, tudo começou com a criação, pela Netscape, de uma linguagem de criação de Scripts Server-side, esta linguagem foi implantada nos servidores de WEB da Netscape.

Quando a Microsoft viu que o sistema Server-side tinha futuro, criou uma linguagem, JScript, e implantou o sistema nos servidores de WEB ISS da empresa. A Netscape, indignada pela cópia de seu sistema pela Microsoft, entrou em um novo projeto. Deixando o sistema Server-side de lado, a empresa passou a desenvolver um sistema "client-side", que roda no navegador do usuário. Este novo sistema que estava surgindo permitia aos usuários processarem os scripts diretamente, ao invés de usar o servidor. Este sistema permitiu uma grande melhoria na velocidade de processamento dos dados, e colocou a Netscape no topo novamente.

A Microsoft, que estava perdendo mercado para a Netscape, copiou mais uma vez o sistema da concorrente, implantando o Client-side em seu navegador, o Internet Explorer. Este navegador veio junto com o Windows 95. O JavaScript teve vários nomes. O primeiro foi Mocha, o segundo foi LiveScript, e quando a Netscape passou a ter suporte á tecnologia Java em seu navegador, mudou o nome para JavaScript, como um jogo de marketing, para popularizar o script.

Uma confusão comum, que ocorre ate mesmo entre o pessoal da área de informática, é achar que o JavaScript tem relação com o Java. O JavaScript não foi baseado nem é ligado ao Java em seu método de criação.

Tanto o JScript (da Microsoft) quando o JavaScript (Netscape) só podiam ser usados nos navegadores das empresas que os criaram. A Netscape encaminhou o JavaScript para a empresa ECMA, para que fosse feita uma padronização da linguagem, permitindo assim seu funcionamento na maioria dos navegadores. A linguagem padronizada passou a se chamar ECMAscript, e tem este nome até hoje. Embora o nome tenha mudado, quase ninguém usa o nome ECMAscript, o nome Javascript é bem mais conhecido e usado no mundo todo.

O grande diferencial do JavaScript é que este permite o desenvolvimento dos códigos dentro do código HTML. O programador esta fazendo o site,e basta colocar o código “ <script>” e iniciar a programação em Javascript, permitindo também códigos em HTML dentro do código de JavaScript. Para finalizar a programação em JavaScript, basta digitar “</script>”. Para programar em JavaScript é necessário saber o básico de HTML e ter um editor de textos disponível.

Arquivado em: Informática